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Dando continuidade ao processo de implantação do Instituto Federal de Tupã;* a prefeitura;* em parceria com a diretoria do câmpus local;* está realizando uma enquete junto à população para descobrir quais os cursos superiores devem ser instalados inicialmente em Tupã.
A pesquisa segue os moldes da enquete realizada no primeiro semestre;* que teve por objetivo ouvir quais os cursos técnicos são prioritários para a comunidade local e regional.
A nova enquete já está disponível no site da prefeitura;* no endereço eletrônico www.tupa.sp.gov.br. Na página inicial foi disponibilizado um ""banner"" tópico de acesso à enquete. Acessando o ""banner"" o visitante é redirecionado à página da enquete ""Ajude a Definir os Primeiros Cursos Superiores do Instituto Federal de Tupã"";* onde deverá preencher seu cadastro.
Além de informar o nome;* cidade;* e-mail;* telefone;* que são dados necessários para validar a participação na enquete;* o visitante também poderá deixar comentários pertinentes ao tema.
Vale destacar que além de optar pelas seis opções de cursos de nível superior disponibilizadas;* o visitante também poderá sugerir outra opção de curso;* que deve ser registrado em campo específico;* logo abaixo das opções oferecidas.
Após votar a opção desejada e preencher o cadastro é necessário clicar na opção “Salvar” para ter o volto validade. Além de votar na opção desejada;* o participante também poderá acompanhar o resultado parcial da enquete;* que com os cursos mais votados no momento da pesquisa.
Os cursos superiores formam profissionais e especialistas em nível superior que recebem formação direcionada para atender os segmentos atuais e emergentes em atividades industriais e prestação de serviços;* tendo em vista a constante evolução tecnológica.
Estes cursos são desenvolvidos;* em média;* com três anos de duração e o estudante concluinte recebe o diploma de Tecnólogo;* com possibilidade do registro profissional no respectivo Conselho de Classe;* bem como o prosseguimento de estudos em curso de Pós-Graduação.
O prefeito Manoel Gaspar destacou a importância da participação da população na enquete;* que oferecerá subsídios para ajudar a definir os primeiros cursos para o Instituto Federal de Tupã.
""Através da enquete;* queremos ouvir a população;* suas opiniões e o que acham dos cursos que estamos propondo como ponto de partida. Além disso;* novas propostas também podem ser apresentadas. É mais uma oportunidade para que a população se manifeste;* pois depois que forem definidos os cursos;* trabalharemos para consolidar estas escolhas"";* disse Gaspar.
Os cursos
Na enquete são propostos seis cursos superiores;* que além de serem apresentados;* são descritos e forma rápida;* mas com elementos que ajudam a orientar os participantes a entender o que propõe o curso e o que ele oferece de formação aos alunos.
Um dos cursos superiores propostos é de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas;* que forma profissionais capazes de projetar;* documentar;* especificar;* testar;* implantar e manter sistemas computacionais de informação.
Este profissional trabalha também com ferramentas computacionais;* equipamentos de informática e metodologia de projetos na produção de sistemas. Raciocínio lógico;* emprego de linguagens de programação e de metodologias de construção de projetos;* preocupação com a qualidade;* usabilidade;* robustez;* integridade e segurança de programas computacionais são fundamentais à atuação deste profissional.
O segundo curso proposto é de Tecnologia em Eletrotécnica Industrial. O tecnólogo em Eletrotécnica Industrial planeja;* gerencia;* supervisiona e mantém máquinas e dispositivos eletromecânicos em linhas de produção.
Ele também atua no controle de qualidade da produção de equipamentos e dispositivos eletromecânicos e de eletrônica de potência. Gestão de processos de sistemas elétricos;* qualidade e confiabilidade do sistema de produção;* comercialização de produtos elétricos;* utilização de materiais;* equipamentos eletromecânicos e procedimentos de segurança;* aliados à consciência ambiental;* são competências deste profissional;* que pode atuar autonomamente;* ou em empresas.
A população também pode optar pelo curso de Tecnologia em Logística;* que forma profissionais especializados em aquisição;* recebimento;* armazenagem;* distribuição e transporte. Atuando na área logística de uma empresa ou organização;* planeja e coordena a movimentação física e de informações sobre as operações multimodais de transporte;* para proporcionar fluxo otimizado e de qualidade para peças;* matérias-primas e produtos. Ele desenvolve e gerencia sistemas logísticos de gestão de materiais de qualquer natureza;* o que inclui redes de distribuição e unidades logísticas;* estabelecendo processos de compras;* identificando fornecedores;* negociando e estabelecendo padrões de recebimento;* armazenamento;* movimentação e embalagem de materiais;* podendo ainda controlar recursos financeiros e ocupar-se do inventário de estoques;* sistemas de abastecimento;* programação e monitoramento do fluxo de pedidos.
A enquete oferece também a opção de Engenharia Elétrica;* que forma profissionais habilitados para trabalhar em concessionárias de energia nos setores de geração;* transmissão ou distribuição; em empresas de automação e controle;* atendendo ao mercado industrial e aos sistemas de automação predial.
Este profissional também atua em projetos;* manutenção e instalações industriais;* comerciais e prediais;* atendendo às necessidades de implantação;* funcionamento;* manutenção e operação dos sistemas; na definição do potencial energético de bacias hidrográficas;* eficientização de sistemas energéticos;* conservação de energia;* fontes alternativas e renováveis de energia; com simulação;* análise e emulação de grandes sistemas por computador; na fabricação e na aplicação de máquinas e equipamentos elétricos.
Outra opção disponível é curso de Engenharia de Telecomunicações. Este engenheiro é habilitado para trabalhar em empresas de telecomunicações;* no desenvolvimento e operação de sistemas de comunicações e com tecnologia da informação; em empresas de Telemática;* com técnicas analógicas e digitais.
O profissional também é habilitado para trabalhar em empresas de telefonia e radiocomunicação fixa e móvel com satélites de comunicação; comunicação multimídia e telecomunicação via cabo ou rádio; com instalações;* equipamentos elétricos;* eletrônicos;* magnéticos e ópticos da Engenharia de Comunicação e de Telecomunicações; e com sistemas de cabeamento estruturado e fibras ópticas; em empresas de radiodifusão de sons e imagens;* analógicas e digitais.
A sexta e última opção é o curso de Engenharia Química. O engenheiro químico é habilitado para trabalhar no setor industrial;* com alimentos;* cosméticos;* biotecnologia;* fertilizantes;* fármacos;* cimento;* papel e celulose; nos setores nuclear;* automobilístico;* de polímeros;* de meio ambiente; nas áreas administrativa e comercial como engenheiro de produto;* de processo;* de pesquisa e de desenvolvimento; em instituições de pesquisa;* em consultorias e no magistério superior.
"Tupã