Secretaria de Saúde reforça ações preventivas contra o mosquito Aedes aegypti

Saúde - Sábado, 22 de Agosto de 2015


Secretaria de Saúde reforça ações preventivas contra o mosquito Aedes aegypti

Apesar da redução no número de casos de dengue durante o inverno;* a prefeitura de Tupã;* através da Secretaria Municipal de Saúde;* continua intensificando as ações preventivas contra o mosquito Aedes aegypti.

Segundo dados da Secretaria de Saúde neste segundo semestre foram registrados mais 22 casos positivos;* comprovando que apesar da queda nas temperaturas (que reduz a infestação do mosquito Aedes aegypti;* transmissor da dengue) a doença continua em circulação no município. Desde janeiro;* Tupã já registrou 2.236 casos de dengue confirmados laboratorialmente.

De acordo com a secretária de Saúde;* Rosângela Urel;* além das ações incluídas na rotina de trabalho;* como visitas domiciliares para eliminação de criadouros do Aedes aegypti;* busca ativa de casos suspeitos e ações de bloqueio e controle da doença nas regiões onde há casos da dengue;* os agentes de saúde e a equipe de combate às endemias também estão desenvolvendo ações de conscientização da população envolvendo Tiro de Guerra e as associações de moradores.

“A Secretaria de Saúde continua intensificando os trabalhos de busca e eliminação de criadouros;* que está sendo realizado pelos agentes de endemias;* agentes comunitários e também pelos atiradores do Tiro de Guerra. Outro trabalho que está sendo mantido é a nebulização para eliminação do mosquito adulto;* que na próxima segunda-feira estará sendo realizada no bairro Jardim América e posteriormente na Vila Vargas”.

A equipe da Secretaria de Saúde também realiza visitas rotineiras em pontos estratégicos como borracharias e recebe informações da SUCEN (Superintendência de controle de endemias) que mantém um sistema de monitoramento inteligente;* formado por armadilhas de captura do mosquito da dengue para nortear as ações de prevenção;* combate e vigilância. A secretaria;* além de contar com equipes capacitadas em todos os prontos-socorros e unidades de saúde para identificar;* acompanhar e tratar os casos da doença.

Segundo Rosângela;* objetivo do trabalho preventivo é organizar o município e mobilizar a população para evitar o aumento da incidência da doença;* principalmente com a proximidade do verão;* que é a estação mais propícia para a disseminação da dengue.

“Nossa prioridade é mobilizar a cidade não só para continuar mantendo a dengue sobe controle no município;* mas também preparar a cidade e envolver a população em ações que possam evitar o crescimento dos casos da doença;* que tendem a aumentar com a proximidade do final do ano”;* afirmou.

Uma das ações preventivas;* revelou a secretária de Saúde;* é a realização e uma gincana com as associações de bairros com objetivo de reunir os moradores para eliminar o maior número possível de criadouros.

A gincana;* que deverá ser realizada no mês de setembro até outubro;* está sendo organizada através de reuniões com as lideranças das associações comunitárias. Somente nesta semana foram realizadas reuniões com a ABIAPI (que engloba os bairros Vila Indústria;* Jardim Amambi;* Jardim Paulista;* Vila Independência e Vila Vargas);* presidida por Conceição Pereira da Silva Neves e Guariteu (que atende os bairros Vila Santa Rita de Cássia;* Parque Tabajaras e Jardim Guanabara);* comandada por Maurício Franco.

“A gincana das associações de bairro pretende não só mobilizar a população no trabalho de eliminação dos criadouros do mosquito Aedes aegypti;* mas também conscientizar a comunidade que o combate à dengue é um trabalho incessante e que depende da participação e colaboração de todos. É importante que a população esteja sempre alerta contra possíveis focos da doença. Também é fundamental que os moradores recebam os agentes de saúde e de combate às endemias;* permitindo que seja feita a vistoria no quintal para a eliminação dos criadouros”;* destacou Rosângela.

A dengue

A dengue requer todos os cuidados;* desde o início dos sintomas e após;* quando a febre passa. A secretária de Saúde alertou que as pessoas que apresentarem algum sintoma da doença devem procurar o serviço de saúde mais próximo. Segundo ela;* os sintomas da dengue se manifestam a partir do 3° dia após picada do mosquito e incluem febre alta;* forte dor de cabeça;* dor atrás dos olhos;* perda de apetite;* manchas avermelhadas pelo corpo;* enjoo;* vômitos;* tonturas;* cansaço extremo;* dores intensas nos ossos e articulações.

A dengue;* se não cuidada corretamente;* pode levar o paciente à morte. No Brasil;* uma média de 500 pessoas morre;* por ano;* vítimas da dengue. O paciente deve ter repouso absoluto e bastante hidratação;* tudo isso sob o diagnóstico e acompanhamento do médico.

Alguns pacientes podem evoluir para a forma grave da doença;* com risco de óbito;* apresentando sintomas mais agressivos como sangramento pelo nariz;* boca e gengivas;* dor abdominal forte e contínua;* choque;* vômitos persistentes;* pele fria e pálida;* sonolência;* confusão mental;* dificuldade respiratória e até perda da consciência. Entre os sintomas de maior gravidade e risco de óbito por dengue está a presença de sangramentos (nariz;* gengivas;* olhos e através das fezes);* dor abdominal intensa e contínua;* sensação de desmaio;* tonturas;* além de vômitos persistentes.

“Por isso;* assim que forem constatado os primeiros sintomas da dengue a recomendação é procurar o serviço de saúde mais próximo a fim de agilizar o diagnóstico. Isso possibilita à prefeitura agir com maior eficiência nas ações de bloqueio da doença;* além de garantir melhor tratamento ao paciente”;* afirmou.

Rosângela ressaltou ainda que as pessoas que apresentam sintomas de dengue não devem;* nunca;* se automedicar. “Quem usa remédio por conta própria pode mascarar sintomas e;* com isso;* dificultar o diagnóstico e o trabalho de bloqueio da doença”.

Ela ressaltou também que não há tratamento específico para dengue;* apenas os que aliviam os sintomas. “A pessoa com dengue deve ingerir muito líquido;* como água;* sucos;* chás e soros caseiros e manter repouso absoluto. É proibido o uso de medicamentos à base de ácido acetil salicílico e antiinflamatórios;* como Aspirina e AAS;* pois podem causar hemorragias”;* alertou.

Prefeitura da Estância Turística


Tupã