A Prefeitura da Estância Turística de Tupã por meio da Secretaria de Cultura;* fez a exibição do documentário Flores Secas na noite do dia 23 em Tupã;* a exibição do documentário Flores Secas produção dirigida pelo jornalista Acácio Rocha. Em Tupã;* toda a atividade foi organizada pela Secretaria Municipal de Cultura;* dirigida pelo secretário Charles dos Passos.
Flores Secas é um curta-metragem produzido com recursos financeiros do PROAC (Programa de Ação Cultural) da Secretaria de Estado da Cultura. No roteiro;* o tema central é o envelhecer gay. Segundo Acácio;* a pauta de direitos que inspirou os movimentos sociais LGBT sinaliza agora outras necessidades;* em especial sobre o envelhecimento dos gays. A geração que foi às ruas;* agora envelhece;* e se vê diante de um tema ainda pouco discutido.
A exibição aconteceu no espaço as artes;* onde acontece o 18º Salão de Belas Artes e o Prêmio Nacional de Artes;* da Estância Turística de Tupã;* às 20h de ontem. Um grande público compareceu à atividade. Antes da sessão;* o secretário Charles dos Passos saudou ao público e em seguida convidou Acácio.
Na sua exposição inicial;* Acácio Rocha citou aspectos da produção do documentário;* objetivos e as dificuldades vividas ao longo de sua concepção. Em seguida houve a exibição;* e logo após;* debate sobre o tema central;* que trata do envelhecer gay. “Foi uma feliz oportunidade de discutir e interagir com o público;* a partir das provocações e questionamentos que o documentário traz”;* disse. “A proposta não traz um conceito fechado;* definitivo;* sobre o tema. É sobretudo desconfortável e inquietante;* e a ideia é estimular que as pessoas reflitam sobre esse tema;* tão presente e tão pouco discutido”;* completou.
Após a exibição e o debate;* foi servido um coquetel;* oferecido pela Secretaria de Cultura e Turismo de Tupã. “Agradeço imensamente o carinho e acolhida que tivemos em Tupã;* desde a fase de produção do documentário;* que teve dois personagens da cidade;* até a exibição;* ocorrida ontem. É uma cidade dinâmica;* aberta e disposta a discutir temas complexos;* como a questão trazida pelo Flores Secas”;* disse. “E faço um agradecimento especial ao secretário Charles dos Passos;* ao seu braço direito Marquinhos Viana;* ao vereador Luiz Carlos Sanches;* aos entrevistados Roberto Rodrigues e Nelson Araújo;* e ao assistente de direção Maikon Moraes;* pois cada um;* em seu momento;* deu sua contribuição para a produção e a exibição do documentário”;* finaliza Acácio.
Charles dos Passos por sua vez fez deste momento mais um evento que com toda certeza faz o publico refletir;* pois a artes;* musica e cinema;* assim como as novas ideias são para ser compartilhadas;* e o publico de Tupã responde ao chamado com muita boa vontade;* pois vivenciam e discutem sobre o tema;* e esta é a missão do Governo Manoel Gaspar e Thiago Santos.
Tupã