Atividades no Museu Janis Erdbergs em Varpa e Solar Souza Leão.

Educação - Quinta-feira, 10 de Setembro de 2015


Atividades no Museu Janis Erdbergs em Varpa e Solar Souza Leão. "

A Primavera é uma temporada cultural coordenada pelo Ibram que acontece todo ano no início da estação homônima. A cada ano;* o Ibram lança um tema diferente para nortear as atividades dos museus. Este ano será MUSEUS E MEMÓRIAS INDÍGENAS;* com objetivo de promover;* divulgar e valorizar os museus brasileiros;* aumentar o público visitantes;* Intensificar a relação dos museus com a sociedade.

Com um resultado expressivo da participação dos museus: aumento médio de 18% ao ano desde a primeira edição;* o número de eventos cadastrados teve aumento médio de 21% ao ano.A 1ª Primavera dos Museus ocorreu em 2007;* com 300 museus inscritos e 874 eventos. Em 2014;* sua 8ª edição contou com a participação de 761 museus e 2.436 atividades.

Este anos acontecerão;* exibição de documentário;* exposição de fotos e oficinas de desenhos

Veja a programação:

Data

Horário

Local

Eventos

22/09

13hrs

SOLAR

Exibição de documentários indígena - POVOS INDIGENAS CONHECER PARA VALORIZAR

23/09

10hrs

SOLAR

Oficina de Desenho Corporal – INDIO KAINGANG THIAGO CONECHU VARA E A INDIA KRENAK TAMIRES CAMPOS DAMACENO - VAGAS LIMITADAS

23 a 27/09

12 ás18

MUSEU DE VARPA

Exposição de fotos indígenas – sob o Olhar do INDIO KAINGANG THIAGO CONECHU VARA

23/09

14hrs

MUSEU DE VARPA

Exibição de documentário indígena - POVOS INDIGENAS CONHECER PARA VALORIZAR

Segundo o Indio Kaingang Thiago Conechu Vara;* a preservação da memória indígena se faz necessário pois ao longo dos anos muita coisa se perde;* hoje são pouca aldeias que ainda vivem com referencias do passado;* a internet facilita muito pois podemos encontrar historias e memórias que não vivenciamos;* por exemplo através do vídeo soube que atualmente no Brasil se falam mais de 200 linguagens indígenas;* o contra ponto é que cada vez que um índio antigo morre a linguagem vai com ele;* esta semana é para recordar e viver duas vezes.

Charles dos Passos também fez uma pesquisa indígena para a criação do espetáculo Kworo Kango;* onde narra a chegada do desbravador de Tupã e a convivência com os índios;* e preservar a memória é a melhor maneira de ensinar a novas gerações que o Brasil tinha dono;* e esta mistura de raças faz de nosso pais referencia a esta parte tão importante da historia

"

Prefeitura da Estância Turística


Tupã