Novos conjuntos terão trabalho técnico social para busca e solução de problemas

Educação - Sexta-feira, 05 de Julho de 2013


Novos conjuntos terão trabalho técnico social para busca e solução de problemas

Diagnóstico irá traçar perfil da comunidade;* levando programas;* projetos e equipamentos sociais necessários

Através de um trabalho inédito que está sendo realizado em Tupã;* será elaborado um diagnóstico preciso da situação social;* econômica e cultural dos novos moradores dos recém entregues conjuntos habitacionais do Programa Minha Casa Minha Vida. O trabalho se justifica porque quase 800 novas famílias se mudaram de vários pontos da cidade para aquela região;* passando a conviver com novas necessidades e demandas.

Ana Paula Candido de Almeida é assistente social e compõe a equipe técnica da empresa Humanizar;* que irá desenvolver durante oito meses o trabalho técnico social junto aos moradores dos novos bairros;* de acordo com a lei que criou o programa Minha Casa Minha Vida e que tem como um dos objetivos;* o desenvolvimento deste diagnóstico técnico social junto às novas famílias.

Segundo o cronograma;* o trabalho será feito pós ocupação;* ou seja;* o acompanhamento das famílias será feito a partir de agora e todas precisam participar de todas as etapas do trabalho. “Iremos traçar um diagnostico participativo;* identificar junto com a comunidade os problemas do município e as principais demandas que surgiram devido o inchaço populacional e os equipamentos sociais disponíveis não cobrem a demanda”;* disse.

O primeiro contato foi feito através de reuniões de apresentação junto aos moradores;* onde se apresenta a equipe de trabalho e a forma como este trabalho será desenvolvido. O Núcleo de Apoio a Terceira Idade;* NATI;* foi a sede do primeiro encontro com os moradores “Faremos uma pesquisa cadastral detalhada de cada morador;* identificando quantos idosos existem;* quantos deficiente;* desempregados;* visando direcionar as ações técnicas e de campo”;* disse Ana Paulo.

A equipe de trabalho estará buscando atuar nos segmentos de educação sanitária ambiental;* emprego e renda;* mobilização e organização comunitária e educação patrimonial;* seguindo os preceitos do caderno de orientação técnico e social do governo federal.

Segundo a secretária Isaura Gaspar;* de Assistência Social;* este trabalho é fundamental para ajudar no direcionamento das ações propostas pela secretaria e do governo municipal como um todo. “Teremos através deste trabalho a noção exata do que precisa ser feito;* como ser feito e de que maneira;* alem de sabermos o que priorizar;* o que fazer primeiro. É algo especial;* fundamental e que trará ganhos sociais importantes para todos;* moradores e governo municipal”;* enfatizou Isaura.

PROPOSTAS

Dentro deste trabalho;* a parceria da prefeitura será fundamental;* porque todas serão envolvidas no diagnóstico;* levantamento dos problemas;* demandas e busca da solução para os problemas apresentados. “Temos a prefeitura como a maior parceira para a elaboração destas demandas e a parceria na solução rápida do que for apontado durante as pesquisas. É um trabalho conjunto que a prefeitura e Humanizar estarão desenvolvendo”.

Outro ponto considerado fundamental é a aplicação de tudo que for apontado como necessidade das novas comunidades. “Estas pessoas se mudam para uma nova realidade e precisamos adequar;* levar informações;* mostrar o que existe de equipamentos municipais;* porque muitas vezes as famílias nem sabem que existe algo que elas procuram. Vamos agir neste sentido;* mas sempre mantendo a parceria com a prefeitura”.

Problemas do dia a dia;* como a destinação correta do lixo;* limpeza pública da cidade merecerão um trabalho específico. “Vamos incentivar as práticas;* não vamos impor;* trabalharemos em conjunto com as famílias no escritório no bairro e através do plantão social. Haverá também averá tambpem palestras e trabalharemos em rede com todos os setores públicos;* diagnosticando os problemas;* estudando e definido juntos o que fazer.

A assistente social diz que o trabalho será feito através de atendimentos diários em um posto de atendimento instalado no bairro;* respondendo as principais dúvidas dos moradores. Haverá uma técnica para dar todo o atendimento;* suporte e encaminhamento quando necessário. “Faremos um trabalho de busca ativa;* ações no campo;* junto aos grupos de idosos. Nossos técnicos irão a campo;* não iremos esperar”.

Com relação aos problemas apresentados nas residências;* como rachaduras;* problemas estruturais;* Ana Paulo informou que dentro do item educação patrimonial;* irão buscar resolver as questões. “Traremos a Caixa Econômica para falar com os moradores;* porque alem da estrutura das casas;* temos problemas com inadimplência e tentaremos oferecer todo suporte aos moradores”;* finalizou.

Prefeitura da Estância Turística


Tupã