"
A Prefeitura de Tupã;* por meio da Secretaria Municipal de Obras;* continua trabalhando para viabilizar;* dentro do mais curto espaço de tempo possível;* o funcionamento da unidade do Poupatempo em Tupã;* que será instalada no prédio do antigo Mercadão Municipal.
Abandonado há vários anos;* o gigantesco imóvel localizado em área nobre da cidade;* entre a avenida Tabajaras e a rua Aimorés;* está sendo totalmente recuperado para receber não só o Poupatempo;* mas também diversas repartições da prefeitura.
De acordo com o secretário de Obras;* Danilo Aguillar as obras de reforma e readequação do prédio estão em ritmo acelerado;* obedecendo o cronograma estipulado.
“Os trabalhos de reforma do prédio onde funcionará o Poupatempo de Tupã estão de acordo com prazo estipulado. A parte interior do imenso prédio onde o Poupatempo será instalado já passou por profundas mudanças. A cobertura do local passou por uma completa reforma;* pois estava em condições precárias. O problema foi resolvido pela construtora;* que fez um trabalho fantástico para manter as mesmas características da cobertura original”;* informou Danilo.
Ele revelou ainda que a construtora já recuperou os vãos laterais para melhorar a iluminação no local e também concluiu a instalação dos vidros de blindex no prédio. Segundo Danilo;* o Poupatempo deverá ocupar cerca de 600 dos 1.500 metros quadrados do prédio.
O restante será utilizado para alocar secretarias municipais;* que hoje estão em imóveis alugados;* além de outros serviços oferecidos pela prefeitura à população;* como a Central de Atendimento e a Farmácia Municipal.
O secretário de Obras reafirmou que a reforma do antigo Mercadão Municipal para a instalação do Poupatempo é umas das obras prioritárias da atual administração e deve ser concluída até o final do ano.
Já a instalação do Poupatempo ficará sobre a reponsabilidade do governo estadual;* que deverá mobiliar e equipar o espaço;* além de providenciar a contratação de funcionários que vão trabalhar no local. A expectativa é que o Poupatempo de Tupã possa iniciar o atendimento à população até o final do ano.
“Devido à série de benefícios que o Poupatempo oferecerá à comunidade tupãense e da região o cronograma de obras prioriza a reforma do espaço que será ocupado por esta repartição. Já a reforma do espaço que será ocupado pela prefeitura será concluída em uma segunda etapa;* que terá andamento logo após a conclusão da etapa inicial. Apesar de ser uma obra terceirizada;* a prefeitura;* dentro do que cabe a ela;* não está medindo esforços para concretizar essa obra que trará muitos benefícios a Tupã o mais rápido possível”;* finalizou Danilo.
Poupatempo
Os trabalhos para a implantação de uma unidade do Programa Poupatempo em Tupã foram iniciados em fevereiro de 2013;* pelo vereador Antônio Alves de Sousa “Ribeirão”. Tendo conhecimento do projeto do governo estadual de expandir do programa com a instalação de novas unidades;* Ribeirão apresentou a indicação 77/2013;* reivindicando ao então secretário estadual de Gestão Pública;* Davi Zaia e ao governador Geraldo Alckmin;* a instalação de um posto do Poupatempo em Tupã
Com a aprovação da indicação pela Câmara Municipal Ribeirão e o prefeito Manoel Gaspar iniciaram um trabalho político para viabilizar a conquista;* que segundo o vereador beneficiará não só a população de Tupã;* mas também de toda a região.
“A instalação de uma unidade do Poupatempo em Tupã é uma antiga reivindicação da cidade;* que é pólo regional;* e vai de encontro ao projeto de expansão do programa. É importante ressaltar ainda que o Poupatempo atenderá não apenas a população tupãense;* mas também os moradores da microrregião. Dessa forma;* será possível beneficiar um universo de aproximadamente 200 mil habitantes;* que hoje são obrigados a se deslocar para os municípios de Marília ou Presidente Prudente;* onde estão sediadas as unidades mais próximas do programa”;* explica.
Graças ao trabalho político realizado pelas autoridades locais a implantação do Poupatempo de Tupã foi oficializada pelo governador Alckmin em abril do mesmo ano. A unidade de Tupã será considerada de médio porte e contará com mesas para atendimento;* retirada de documentos;* triagem;* sala médica;* sala de funcionários;* entre outros.
Com capacidade de realizar até mil atendimentos por dia;* o Poupatempo de Tupã beneficiará 16 municípios da região e deverá contar com cerca de 30 funcionários. A unidade oferecerá os serviços do Ciretran/Detran.SP; incluindo a emissão;* renovação e transferência da Carteira Nacional de Habilitação (CNH);* além de licenciamento e outras orientações relacionadas ao trânsito.
O público também poderá contar ainda com serviços do Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt (IIRGD);* responsável pela emissão da Carteira de Identidade (RG) e Atestado de Antecedentes Criminais;* e da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho;* como a emissão da Carteira de Trabalho e cadastro de emprego para as vagas do Emprega SP.
O Poupatempo de Tupã contará ainda com Serviços eletrônicos;* como a Nota Fiscal Paulista;* B.O Eletrônico e consultas à Secretaria da Fazenda podem ser feitos pelo E-Poupatempo;* e pagamento das taxas oficiais geradas dentro do Posto;* como a 2ª via do RG;* por exemplo.
"Tupã