A prefeitura;* através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico;* iniciou na semana passada a reforma dos dois barracões da Incubadora de Empresas de Tupã (IET) destruídos há dois anos durante um forte vendaval que castigou a cidade.
De acordo com o titular da Pasta;* Clóvis Saito;* durante o temporal;* rajadas de ventos que chegaram a 70 quilômetros por hora arrancaram a estrutura metálica da cobertura;* inutilizando dois boxes da incubadora.
Segundo Clóvis;* as obras foram orçadas em cerca de R$ 130 mil;* sendo que parte dos recursos foi viabilizado pelo seguro do prédio;* contratado através de um fundo de reserva mantido com a taxa de administração mensal paga pelos empreendedores incubados.
O secretário de Desenvolvimento Econômico informou também que a empresa vencedora do processo licitatório;* Rotoli Ltda.;* já realizou a remoção da estrutura comprometida dos dois boxes e atualmente trabalha no reforço da estrutura dos dois galpões.
“Além disso;* para agilizar as obras;* a empresa já está produzindo a nova estrutura metálica da cobertura que será colocada no local. A previsão é que os trabalhos possam ser concluídos no prazo de 60 a 90 dias”;* explicou.
Ainda segundo Clóvis;* além de recuperar os dois boxes danificados pelo temporal a empresa também executará outras melhorias no complexo da incubadora;* reforçando os alicerces do prédio.
Clóvis informou ainda que com a recuperação dos dois boxes e o término do prazo de incubação de uma das empresas atendidas no local;* a Incubadora de Empresas passará a oferecer mais três vagas para empreendedores interessados em se instalar no local.
“Com o andamento das obras e a desocupação de outro box;* estaremos ofertando mais três vagas para empresas interessadas em ser atendidas pela Incubadora. Por isso pedimos as empreendedores interessados que procurem a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico;* na avenida Tapuias;* 907;* ao lado da escola ‘Helena Pavanelli Porto’;* no período das 7 às 13 horas;* para obter orientações sobre o processo de seleção das empresas que serão atendidas pelo programa”.
“As empresas interessadas deverão elaborar um Plano de Negócio que apontará a viabilidade do empreendimento ser atendido na Incubadora. É importante ressaltar que só poderão ser beneficiadas pequenas e micro indústrias;* não podendo ser contemplados segmentos do comércio e serviços;* ou seja;* que trabalham com produtos em grande escala”;* afirmou.
As propostas apresentadas serão analisadas pelo Comitê Gestor. Após análise e aprovação do Plano de Negócios;* é assinado Pacto de Apoio para o Desenvolvimento Empresarial;* Assessoria e Comodato (PADE);* onde consta o período de permanência da empresa na Incubadora;* assim como seus direitos e obrigações enquanto permanecer vinculado à IET.
Benefícios
Criada para ser uma ação de fomento ao empreendedorismo;* oferecendo apoio à formação e à consolidação de micros e pequenas empresas de base tecnológica e tradicional;* a Incubadora de Empresas;* mantida em parceria com o Sebrae;* conta com 13 boxes;* com 120 metros quadrados de área cada (medindo 8 por 15 metros).
As empresas atendidas podem permanecer na IET pelo prazo 2 anos;* sendo que em casos excepcionais o prazo pode ser prorrogado por mais 1 ano. Durante o período de incubação as empresas contam com toda infraestrutura oferecida pela incubadora;* incluindo acesso à internet disponibilizado pela Prefeitura;* que também é responsável pelo aparato de segurança;* que conta com monitoramento do sistema de segurança e vigilância noturna.
As empresas incubadas também dispõem de sala de reuniões e treinamentos;* copa e cozinha;* amplos banheiros;* sala de recepção;* biblioteca;* hall de entrada e show room;* além de estacionamento. Outra vantagem é que as empresas atendidas pelo programa também têm acesso a consultorias;* curso e treinamentos;* que são ministrados pelo Sebrae e pela empresa Empreender Júnior;* da Unesp de Tupã;* de acordo com a necessidade de cada empreendimento.
Para ajudar a custear o complexo da incubadora de empresas os empreendedores contribuem com uma taxa de administração mensal. Além de ser um valor bem abaixo em comparação às ofertas de locação oferecidas pelo mercado imobiliário;* a taxa de administração também é destinada à produção de material publicitário e de divulgação;* incluindo cartão de visitas e folders;* banners;* entre outros.
Além dos incentivos que recebe da incubadora;* as empresas atendidas acabam tendo diferencial de mercado. Além de reduzir os custos;* as empresas incubadas têm maior capacidade de profissionalização;* melhorando seus aspectos tecnológicos;* gerenciais;* mercadológicos e de recursos humanos.
A Incubadora de Empresas oferece ainda aconselhamento administrativo e orientações periódicas que auxiliam as empresas a conquistarem novos mercados e a melhorarem o processo de implantação;* operacionalização e gerência técnica e administrativa.
Outro benefício oferecido pela Incubadora de Empresas é a possibilidade de acesso a mecanismos de intercâmbio;* apoio técnico;* além de informações referentes à tecnologia;* oportunidades de negócios;* crédito;* mercado;* legislação;* pesquisas e publicações técnicas.
Segundo Clóvis;* a Incubadora também promove o fortalecimento e o desenvolvimento das empresas pela modernização de sua gestão empresarial e tecnológica;* para que possam atingir níveis de desempenho que possibilitem sua maior competitividade.
Com esse suporte;* destaca o secretário de Desenvolvimento Econômico;* as pequenas e microempresas passam a ter mais condições de melhorar seu desempenho;* tendo mais chances de se consolidar;* crescer e se tornar uma grande empresa.
O objetivo da Incubadora de Empresas é que;* ao final de período de incubação;* as empresas tenham condições de aumentar a competitividade;* através da melhoria do desempenho e identificação de novas oportunidades de negócios frente às necessidades do mercado.
“Aprimorando a qualidade;* a produtividade e competitividade do setor;* as empresas incubadas passam a ter mais condições de ampliar os negócios;* gerando renda e empregos e contribuindo para o desenvolvimento do município”;* finalizou Clóvis.
Tupã