Instituto Federal deverá definir primeiros cursos no próximo dia 28

Educação - Terça-feira, 20 de Outubro de 2015


Instituto Federal deverá definir primeiros cursos no próximo dia 28

Os Instituto Federal deverá definir os primeiros cursos técnicos que serão oferecidos em Tupã na terceira e última audiência pública, que acontecerá no próximo dia 28 de outubro, a partir das 19h30, na Câmara Municipal.

De acordo com o do Instituto Federal de Tupã, Caio Marcus Dias Flausino, a nova audiência, que será novamente realizada em parceria com a prefeitura, marca o encerramento do processo de discussão para definir o primeiro eixo tecnológico e dos primeiros cursos que serão implantados na unidade local.

Segundo Flausino o primeiro eixo tecnológico do Instituto Federal de Tupã foi definido na audiência realizada no último dia 6 de outubro, também na Câmara Municipal.

O evento contou com a participação do prefeito Manoel Gaspar, do diretor do Instituto Federal de Tupã, professor Caio Marcus Dias Flausino; vice-prefeito Thiago Santos; presidente do Legislativo tupãense Valter Moreno Panhossi; secretário municipal de Educação, Marcos Leite; presidente da Associação Comercial e Industrial de Tupã (Acit), Dirceu Michelan, além de representantes de entidades e população em geral.

Durante a primeira audiência o diretor do Instituto Federal de Tupã explicou os critérios adotados para a análise dos eixos propostos, que incluem a vocação do município e região, os planos de desenvolvimento econômico da cidade e região, a viabilidade técnica e econômica de implantação, a visão da escola a médio e futuro prazo, o mercado de trabalho (procura profissional e oferta de mão de obra) e a concorrência com outras instituições de ensino.

Na segunda audiência foram apresentados 04 eixos tecnológicos considerados relevantes para o Instituto Federal de Tupã, sendo discutidos também as vantagens e desvantagens de cada eixo proposto.

Segundo Flausino, os eixos analisados incluem Controle e Processos Industriais (voltados às áreas de Eletrônica, Eletrotécnica, Automação, Mecatrônica e Eletromecânica), Gestão e Negócios (para as áreas de Administração, Comércio, Logística, Qualidade e Recursos Humanos), Informação e Comunicação (voltado para Informática; Telecomunicações; Manutenção e Suporte em Informática, Redes de Computadores e Desenvolvimento de Sistemas), Turismo, Hospitalidade e Lazer

(Eventos, Guia de Turismo, Hospedagem e Panificação).

Flausino apresentou ainda os profissionais mais procurados na atualidade, que são técnico em Mecânica e em Eletroeletrônica, segundo levantamento do Jornal O Globo e Guia de Carreira. O diretor do Instituto Federal de Tupã também falou sobre os cursos de Técnico em Eletroeletrônica e Técnico em Eletromecânica, que são consideradas as profissões do futuro, além dos cursos que proporcionam emprego mais rápido, como Técnico em Eletrotécnica, Técnico em Mecânica e Técnico Eletrônica.

Ele também divulgou os resultados da enquete realizada no site da prefeitura, com o objetivo de detectar os cursos técnicos desejados pela população. De acordo com os dados, o curso de Técnico em Eletrônica foi o mais votado com 30,7% da preferência, seguido do curso de Técnico em Automação Industrial, com 13,9% e do curso de Técnico em Agropecuária, com 13,5%.

Após a apresentação dos dados, Flausino revelou que a análise de dados levantados pelo Instituto Federal apontou o eixo de Controle e Processos Industriais como sendo o de maior viabilidade para implantação imediata na unidade local.

“Esse é o primeiro de vários outros eixos que traremos para cidade de Tupã. O eixo de Controle e Processos Industriais contemplam os cursos de eletrônica, eletrotécnica, eletroeletrônica, automação, mecânica, eletromecânica, dentre outros. Nossa expectativa é definir os primeiros cursos desse eixo na próxima audiência pública, que acontece no dia 28 de outubro, e iniciar as aulas em agosto de 2016”, destacou.

Já os eixos Gestão e Negócios; Informação e Comunicação e Turismo, Hospitalidade e Lazer, foram considerados de grande potencial para implantação futura ou para serem desenvolvidos através de cursos de extensão, que apesar de terem curta e média duração (carga horária de 160 horas) também garantem formação e qualificação profissional.

Segundo Flausino na área de Gestão e Negócios, há opção do curso de Atendimento ao Cliente, já oferecido pelo Instituto Federal de Tupã. Na área de Informação e Comunicação a unidade local poderia oferecer curso de Inclusão Digital: Informática Básica e Internet (também já ministrado em Tupã) e na área de Turismo, Hospitalidade e Lazer os cursos de Panificação, Confeitaria e Hotelaria.

O prefeito Manoel Gaspar parabenizou o trabalho realizado pelo diretor do Instituto Federal, que vem coordenando o processo de implantação do campus local, de forma democrática e discutindo as etapas de trabalho com a comunidade e ouvindo os anseios da população de Tupã e região.

“A definição do primeiro eixo tecnológico a ser implantado representa mais um grande passo para a plena implantação do Instituto Federal de Tupã. Precisamos agora definir os primeiros cursos que serão oferecidos à população e temos certeza que eles vão contribuir decisivamente não só para a formação de novos profissionais, mas também para atrair novas empresas e investimentos, que ajudarão a desenvolver e nossa região”, analisou Gaspar.


Prefeitura da Estância Turística


Tupã