"
Às vésperas do início do verão;* estação mais propícia para a proliferação da dengue;* o clima é de apreensão e preocupação;* em Tupã por conta do grande número de criadouros do mosquito transmissor da doença que continuam sendo encontrados na residências.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde;* que mantém um trabalho sistemático de combate à dengue;* além do grande número de criadouros do Aedes aegypti encontrados na cidade;* outro fator que preocupa é a disseminação do mosquito;* que hoje é encontrado em larga escala em todas as regiões da cidade.
Segundo dados divulgados pela Secretaria de Saúde;* no último dia 13 de outubro;* as equipes de combate às endemias visitaram os imóveis localizados nos bairros Parque Universitário;* Jardim Nossa Senhora de Fátima;* Vila Faut;* Vila Espanha;* Vila Abarca e Jardim Ipiranga e encontraram 33 focos do mosquito transmissor da dengue.
No dia 14 os trabalhos de bloqueio e eliminação de criadouros foram realizados no Jardim Jaçanã e revelaram uma situação ainda mais preocupante. Segundo o setor de Endemias;* em apenas 3 horas de trabalho foram encontrados nada menos que 54 criadouros do Aedes aegypti.
No dia 15 de outubro;* foi a vez dos agentes comunitários de saúde realizarem o serviço de bloqueio e eliminação de criadouros no Jardim Santa Adélia;* sendo encontrados 20 focos do mosquito.
Os trabalhos preventivos tiveram continuidade entre os dias 16 e 19 de outubro;* no Jardim Casari;* onde foram encontrados sete focos do inseto. A região central e a Vila Marajoara foram vistoriadas nos dias 20 e 21;* sendo encontrados 13 criadouros com larva.
Desde a última quinta-feira;* os agentes de saúde iniciaram os trabalhos na Vila Inglesa. A ação no bairro ainda não foi concluída;* mas já foram encontrados mais de 23 focos do mosquito transmissor da dengue.
Nos dias 26 e 27 foi realizada ação de bloqueio contra a dengue em vários imóveis de grande porte como hospitais;* escolas e empresas. A Secretaria de Saúde também montou uma força tarefa com todos os agentes de combate às endemias para o trabalho de eliminação de criadouros nos bairros Parque Dom Bosco;* Parque São Pedro;* Jardim Santo Antônio e Fred Ville. Os serviços foram iniciados na segunda-feira e encerrados somente ontem.
Ainda nesta quarta-feira;* uma equipe de agentes de saúde realizaram aplicação de bioinseticida nos braços direito e esquerdo do córrego Afonso XIII. Dando sequência às ações preventivas contra a dengue hoje os agentes de endemias estarão nos Cemitérios da Saudade e São Pedro para bloqueio de criadouros e nebulização.
Vale destacar que os todos os bairros que receberam trabalho de bloqueio e eliminação de criadouros também estão sendo nebulizados;* que tem por objetivo eliminar os mosquitos adultos.
Além dos bairros visitados a Secretaria Municipal de Saúde ainda realizou nebulização no Cemitério da Saudade;* no Centro de Integração da Criança e Adolescente (CIM) e na Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente.
Além dos trabalhos desenvolvidos casa a casa;* a prefeitura também está realizando uma ação preventiva específica nos cemitérios nesta semana que antecede o feriado de Finados.
“Nesta semana que antecede o dia de Finados estão sendo realizadas ações nos cemitérios da cidade. As equipes do Setor de Endemias estão sendo deslocadas para os cemitérios;* com o objetivo de eliminar criadouros e também o mosquito adulto através da nebulização. Também estão sendo afixadas faixas nas entradas dos cemitérios com orientações sobre os cuidados quanto aos vasos de plantas e estarão à disposição da população tambores com areia grossa e lixeiras”;* informou Isabel Nalon.
Casos confirmados
Segundo balanço divulgado pela Secretaria de Saúde;* neste ano já foram registrados 2.339 casos confirmados de dengue. Somente no início do segundo semestre (até o dia 14 de outubro) foram contabilizamos 39 casos positivos;* confirmados em laboratório;* sendo 26 casos em julho;* 8 em agosto e mais 5 casos em setembro.
A situação mais crítica é na zona leste;* onde foram confirmados 15 casos de dengue somente neste segundo semestre. Tanto na zona sul quanto no centro foram registrados 7 casos. Na zona oeste foram 5 casos;* na zona norte 2;* zona rural 2 e nos distritos apenas 1 caso constatado neste segundo semestre.
O registro contínuo da doença mesmo na época do inverno;* onde a incidência da transmissão de dengue cai drasticamente;* e o grande número de focos do Aedes aegypti que continua sendo encontrado na cidade alerta as autoridades de Saúde do município quanto à possibilidade de uma nova epidemia de dengue a partir do início do verão.
Na estação mais quente do ano;* o aumento das chuvas e a elevação das temperaturas criam condições favoráveis à proliferação do Aedes aegypti;* e consequentemente à disseminação da doença.
Ainda segundo Isabel;* a principal e mais eficiente medida para o controle da transmissão da dengue continua sendo combate do mosquito Aedes aegypti;* através da eliminação de seus criadouros. Veja na quadro dicas de como a população pode contribuir para ajudar a combater a dengue no município.
“A população deve ter um cuidado especial para o armazenamento da água da chuva. Os recipientes devem ser lavados com esponja;* água e sabão. A água armazenada não pode passar de uma semana e os locais de armazenamento devem ser vedados corretamente. Ao encontrar um foco do mosquito transmissor da dengue o cidadão pode contatar o Setor de Endemias;* através do telefone 3404-2200 ou para a Central de Atendimento 0800-7731600 para que possamos ir até o local e eliminar o criadouro”;* finaliza.
Quadro:
DICAS PARA AJUDAR A COMBATER A DENGUE |
- Coloque o lixo em sacos plásticos e mantenha a lixeira bem fechada. Não jogue lixo em terrenos baldios - Não deixe a água da chuva acumulada sobre a laje ou marquise - Remova folhas;* galhos e tudo que possa impedir a água correr pelas calhas - Mantenha bem tampados tonéis e barris d’água - Mantenha a caixa d’água sempre fechada com tampa adequada - Lave semanalmente por dentro com escovas e sabão os tanques e os baldes utilizados para armazenar água - Elimine os pratos de plantas;* se optarem por mantê-los preencha todo o prato com areia - As garrafas plásticas devem ser descartadas no lixo reciclável tampadas - Vasilhas de água de animais devem ser lavadas com esponja e sabão - Garrafas;* latas;* tambores;* baldes;* se não for possível mantê-los em locais cobertos;* coloque-as de boca para baixo e devem estar limpas e secas - As águas das piscinas devem ser tratadas; quando abandonadas;* colocar cloro nas poças formadas pela chuva - Tanques de roupas;* mantê-los secos quando não estiverem sendo usados - Os ralos dos banheiros devem estar sempre secos. - As canaletas de box devem ser lavadas com sabão e secas depois do banho - Os vasos sanitários com pouco uso devem ser limpos com água sanitária - Vistoriar aquários e reservatórios de água de umidificadores e de geladeiras - Limpar e vedar os reservatórios - Retirar os recipientes que possam acumular água;* como pneus e pratos e vasos de plantas;* mantendo-os protegidos das chuvas |
Tupã