Prefeitura desenvolve campanha contra hanseníase até o dia 31

Educação - Quinta-feira, 29 de Outubro de 2015


Prefeitura desenvolve campanha contra hanseníase até o dia 31 "

A Prefeitura de Tupã;* por meio da Secretaria Municipal de Saúde iniciou no último dia 15 a Campanha Nacional contra a Hanseníase;* que se estenderá até o próximo dia 31 de outubro.

Segundo a enfermeira da Secretaria de Saúde;* Isabel Nalon;* o objetivo da campanha e incentivar a realização de exame para diagnóstico da doença e agilizar o início do tratamento.

Ela explicou que todos os pacientes atendidos nas unidades básicas de saúde e ou unidades Saúde da Família com suspeita da doença estão sendo encaminhados para o Programa de Hanseníase;* que desenvolvido no Centro de Saúde ""Dr. Walter Pimentel"".

“O médico que participa da campanha contra a hanseníase realiza as consultas e coleta exames e se positivo fará o tratamento que poderá durar de 6 meses ou 12 meses conforme os resultados dos exames. Por isso que o autoexame é tão importante;* quanto mais cedo à pessoa descobrir essas que tem hanseníase;* mais cedo ela pode realizar o tratamento”.

De acordo com Isabel;* a campanha também engloba as escolas do município;* que nesse mesmo período do ano realiza;* em parceria com a Secretaria de Saúde;*ações para esclarecer dúvidas dos alunos sobre a doença.

“Este ano foram distribuídos aproximadamente700 formulários a alunos das escolas ‘Anísio Carneiro’ e ‘Nossa Senhora de Fátima’;* para que sejam respondidos juntamente com os pais. Cerca de 520 formulários já foram respondidos e entregues;* e estão sendo analisados por técnicos da Vigilância Epidemiológica. Neste ano;* até o momento;* nenhum estudante precisou de ser encaminhado para o Programa de Hanseníase”;* disse.

Ainda segundo Isabel;*atualmente em Tupã quatro pessoas têm hanseníase do tipo multibacilar e baucibacilar e passam por tratamento. A doença é capaz de contaminar outras pessoas pelas vias respiratórias;* caso o portador não esteja sendo tratado. O diagnóstico consiste;* principalmente;* na avaliação clínica.

Segundo a Secretaria de Saúde Municipal;* o tratamento contra a hanseníase é gratuito;* e o acompanhamento e a distribuição dos remédios é feito pelos postos de saúde do município.

O prefeito Manoel Gaspar destacou a importância da campanha contra a hanseníase realizada pela Secretaria de Saúde e lembrou que participação da população é essencial para o sucesso dos trabalhos. “A população tem que se conscientizar que a hanseníase é uma doença seria e que tem cura. E nós não mediremos esforços para atender a população que necessitar do tratamento”;* ressalta.

Sintomas

De acordo com a Secretaria de Saúde Municipal;* os sintomas se consistem em manchas esbranquiçadas;* avermelhadas ou amarronzadas em qualquer parte do corpo com perda ou alteração de sensibilidade;* área de pele seca e com falta de suor;* área da pele com queda de pelos;* especialmente nas sobrancelhas;* área da pele com perda ou ausência de sensibilidade ao calor;* dor e tato. A pessoa se queima ou machuca sem perceber.

Também há sensação de formigamento;* dor e sensação de choque;* fisgadas e agulhadas ao longo dos nervos dos braços e das pernas;* inchaço de mãos e pés;* diminuição da força dos músculos das mãos;* pés e face devido à inflamação de nervos;* que nesses casos podem estar engrossados e doloridos;* úlceras de pernas e pés;* caroços (nódulos) no corpo;* em alguns casos avermelhados e dolorosos;* febre;* edemas e dor nas juntas;* entupimento;* sangramento;* ferida e ressecamento do nariz e ressecamento nos olhos. Caso exista algum desses sinais no corpo a pessoa deve procurar uma unidade de saúde o mais rápido possível.

Legenda:

Tupã tem quatro casos registrados de hanseníase;* que já estão em tratamento

"

Prefeitura da Estância Turística


Tupã