O prefeito Manoel Gaspar e o vice Thiago Santos realizam na próxima segunda-feira;* dia 9;* a partir das 10 horas;* a reinauguração oficial da “Travessia Córrego Afonso XIII”;* localizada na esquina das ruas Miguel Gantus e Aimorés;* próximo ao Clube dos Comerciários.
A passagem foi reconstruída após danos causados com as chuvas do mês de abril do ano passado;* que deixou cerca de 22 pontos alagados no município. Um dos locais mais críticos foi a baixada da rua Aimorés;* onde a água da chuvas que desce pelo braço esquerdo do Córrego Afonso XIII passou por cima da ponte;* derrubando poste e abrindo uma enorme cratera no estacionamento do Clube dos Comerciários.
O córrego transbordou e também destruiu as encostas. De acordo com arquiteto responsável pela obra;* Luiz Henrique Souza;* as águas pluviais registradas no município no mês de abril de 2014;* excederam em sete dias mais da metade da chuva esperada para o mês inteiro.
“Segundo os dados revelados na época;* foram registrados cerca de 196;*4 milímetros de chuva em Tupã;* afetando e causando danos expressivos em Tupã;* como o comprometimento de equipamentos e sistemas viários;* danificando parcialmente a rede pública de energia elétrica;* e também danos nas cabeceiras de pontes e desmoronamento de algumas áreas;* entre outros estragos”;* conta.
Segundo Luiz Henrique a prefeitura foi rápida acionar a Defesa Civil e decretar estado de emergência para o governo do Estado. “Nós fomos afetados naquele mês com três tipos de desastres naturais;* o geológico;* por conta da erosão das margens fluviais;* o Hidrológico;* por causa das inundações;* e o meteorológico pela tempestade intensa”;* relata.
Com o decreto;* a prefeitura conseguiu pleitear recursos do Governo Estadual;* de cerca de R$ 1 milhão;* que ajudaram a iniciar as obras de reparo e reconstrução dos pontos destruídos. Foi aberta licitação pela prefeitura e a empresa ganhadora;* conseguiu em torno de nove meses finalizar as obras da travessia do córrego.
Obra
Com o objetivo de solucionar definitivamente os alagamentos da rua Miguel Gantus e baixada da Aimorés as obras incluíram o aprofundamento e o alargamento do leito do córrego. Os trabalhos incluíram também a correção do curso do córrego;* com objetivo de reduzir a velocidade e a força das águas.
A obra contou com ainda a implantação de nova pavimentação asfáltica em um trecho de aproximadamente 40 metros;* do trecho da rua Marajoara até a rua Aimorés. Os trabalhos incluíram ainda a colocação de uma laje de concreto armado sobre o córrego na altura do cruzamento da Miguel Gantus com Aimorés;* além da reconstrução das encostas do córrego e a recolocação de bocas de lobo;* que servem para fazer a drenagem das águas da via.
O prefeito Manoel Gaspar ressaltou que a travessia do córrego era uma obra que devia ser realizada o mais rápido possível pelo ponto apresentar constantes inundações. “Infelizmente a rua Miguel Gantus com a rua Aimorés é um ponto que alaga muito no período das chuvas;* essa obra vai amenizar os nossos problemas e trazer mais segurança para a população que reside naquela área”;* ressaltou.
Gaspar também pediu para que a população colabore com a limpeza das vias;* não jogando lixo na ruas;* o que pode ocasionar no entupimento dos bueiros e no alagamento. Ele finalizou convidou a população para participar da inauguração da passagem da Miguel Gantus e destacou a importância da obra para a população.
“Acredito que essa obra beneficiará toda Tupã;* desde a Vila Indústria;* onde começa o córrego;* até a Vila Abarca e assim por diante;* colaborando assim para uma melhor qualidade de vida para a população”;* finalizou.
Tupã