Doutora diz que o comercialização da raiz requer certa cautela
Durante o encontro promovido pela Prefeitura da Estância Turística de Tupã;* através da Secretaria de Agricultura em parceria com o Campus da UNESP de Tupã;* a palestrante doutora Giuliana Aparecida Santini Pigatto;* pode apresentar aos produtores rurais as perspectivas do mercado da mandioca no Brasil;* no Estado de São Paulo e em Tupã e região. “É muito interessante este contato com os produtores diretamente;* visto que há uma interação maior com a universidade”.
Considerada uma das culturas mais fortes em Tupã e região;* a mandioca tem sido atualmente um tipo de agronegócio rentável para quem tem pequenas e médias áreas para plantio. Também de acordo com especialistas a mandioca pode ser intercalada juntamente com outras culturas como é o caso do amendoim.
Giuliana também destacou a subida de preço da mandioca na região de Tupã;* mas como fato especifico;* em razão da estiagem na principal região produtora da raiz no Brasil que é o Nordeste. Na oportunidade;* Giuliana informou aos produtores rurais presentes no encontro que mesmo com a alta dos preços da mandioca é preciso certo cuidado com os preços atuais praticados pelos mercados.
Os preços praticados pelo mercado podem ser sazonais. Daí a importância do encontro dos produtores rurais com a UNESP de Tupã que detém conhecimentos e dados estatísticos sobre o plantio da mandioca. O secretário de Agricultura;* Alécio Morandi;* disse que o encontro foi muito promissor;* observado que os produtores tiraram suas dúvidas. “Hoje em dia;* o produtor rural que não inova;* não emprega novas tecnologias em qualquer setor da agropecuária;* não será competitivo no mercado”.
Morandi destacou também que é importante salientar que no agronegocio a um interesse maior por culturas com altos preços;* com isso acontece o efeito manada;* isto é;* aumento significativo de produção. Mas não devemos esquecer de analisar o motivo do aquecimento do mercado que pode ser auto consumo mantendo o mercado aquecido ou demanda momentânea por questões climáticas que poderá ter baixa de preços na próxima safra.
Prefeitura da Estância Turística
Tupã