A Prefeitura de Tupã;* por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente;* já retomou as atividades do “Aterro do Piva”;* que faz parte do sistema de gestão integrada de resíduos sólidos;* responsável pela ordenação e destinação dos vários tipos de lixo e entulho no município.
A utilização do aterro foi temporariamente suspensa por orientação judicial;* que apontou a necessidade de readequação do espaço. A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente acatou a determinação da Justiça e realizou várias melhorias no aterro;* regularizando seu uso.
De acordo com o secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente;* José “Zé Vinagre” Rodrigues;* o local foi recentemente avaliado CETESB;* que aprovou as melhorias e autorizou a prefeitura a continuar utilizando o Aterro do Piva para o descarte de materiais como podas e madeiras em geral.
Segundo ele;* para o local ser reaberto foi necessária a realização de uma limpeza intensa do aterro. “Foram retirados do local cerca de 150 caminhões com lixos diversos. O que era reciclável foi enviado para a Cooperativa de Reciclagem de Tupã. Já os materiais de construção foram para as moendas onde virou matéria prima utilizada pela Secretaria de Obras e Infraestrutura para ser colocado nas estradas rurais do município;* enquanto o material orgânico foi encaminhado para o aterro sanitário”;* informou.
Zé Vinagre informou que o aterro foi reaberto no último dia 3 de novembro;* devidamente autorizado pela CETESB;* mediante acordo onde a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente se compromete a continuar utilizando o espaço somente até prefeitura a providenciar um novo local para o aterro.
“Todos que precisarem fazer o descarte de podas de árvores;* madeiras e terra de construção civil podem utilizar o aterro;* contanto que;* nada mais seja descartado no local além do que foi liberado pela CETESB”;* ressalta o secretário.
Zé Vinagre informou também que para evitar a utilização indevida do local a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente está intensificando o trabalho de fiscalização no aterro. Segundo o secretário;* o local conta a vigilância diária de três funcionários preparados para orientar o descarte dos materiais.
“Agora no Aterro do Piva nós temos um funcionário que fica na portaria;* controlando tudo que entra no local;* e mais dois fiscais que estão trabalhando intensamente para não deixar ninguém fazer o descarte de materiais indevidos nesse espaço. Toda essa fiscalização é feita com o apoio da Prefeitura de Tupã”;* conta.
O secretário de Agricultura e Meio Ambiente revelou ainda que recentemente foi firmado um acordo entre a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e os caçambeiros do município que utilizam o aterro do Piva;* para que os materiais impróprios não fossem despejados no aterro.
“Nós fizemos uma reunião onde ficou estabelecido que somente poderiam ser destinados ao aterro do Piva materiais como galhos de podas;* madeira ou terra de construção civil. O caçambeiro que descartar outro tipo de material será sujeito a multa;* no valor ainda não estabelecido;* e a uma ordem imediata de retirada do lixo do local”;* ressaltou Zé Vinagre.
Zé Vinagre voltou a pedir a colaboração da população para que o local seja mantido e para que o município se torne um local cada vez melhor. ”Gostaria de pedir a colaboração de todos para não fazer o descarte indevido de lixo no aterro e também pedir para que a população colabore com a limpeza da cidade e das estradas vicinais de Tupã”;* disse.
O Aterro do Piva;* localizado na Estrada do Picadão;* funciona de segunda a sábado;* das 7 às 17 horas. Mais informações podem ser obtidas na Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente;* através do telefone 3496-3346;* ou na Central de Atendimento 0800-7731600.
Tupã