A Polícia Militar de Tupã;* realizou na noite da última sexta-feira (20) a cerimônia de formatura das crianças e adolescentes que participaram do Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD).
O curso;* promovido pela Polícia Militar;* em parceria com a Secretaria Municipal de Educação;* teve a duração de 12 semanas e certificou mais 385 crianças da rede municipal de ensino.
A solenidade foi iniciada com a premiação dos alunos vencedores do concurso de redação lançado durante as aulas do PROERD. Os 12 alunos que apresentaram a melhor redação receberam diploma dos instrutores Renato Gonzales Rosa e Ademir Aparecido Bonfete;* além de mimos providenciados pela Secretaria Municipal de Educação.
A formatura da nova turma do PROERD também reservou momentos de muita alegria e descontração;* com apresentações musicais;* dança e agradecimentos.
De acordo com o comandante da 2ª Companhia da Polícia Militar de Tupã;* capitão André Luiz Collado;* o trabalho é de extrema importância e tem como objetivo preparar as crianças para o mundo;* ensinando-as a dizer não as drogas e viver em paz com a sociedade.
“Esse trabalho já tem alguns anos na Polícia Militar e é um programa que incentiva a criança a seguir o caminho do bem;* ensinando a ela o que é certo e o que é errado;* ajudando na construção do caráter e vários outros benefícios. Eu gostaria de agradecer ao município;* à secretaria de educação e as diretoras por abraçaram a causa;* e aos pais por nos ajudarem nessa luta”;* disse.
O secretário de Educação;* Marcos Leite;* elogiou a participação e envolvimento dos pais e disse ser testemunha dos benefícios que o PROERD proporciona às crianças. “É com grande satisfação que eu participo desse projeto;* pois sou testemunha;* ao longo da minha carreira na Educação;* dos benefícios que esse curso traz aos nossos alunos. É gratificante ver os resultados positivos nas crianças. Ser aluno PROERD é muito importante;* é uma forma de ajudar a melhorar o nosso município”;* afirmou.
O prefeito Manoel Gaspar parabenizou a todos pela participação e falou da importância deste curso. “O PROERD com certeza vai refletir no futuro dessas crianças. Para termos cidadãos felizes é necessário que não se aproximem das drogas e que mantenham o corpo e a mente saudáveis e o curso ensinou as nossas crianças como se proteger e se cuidar. Fico feliz por esta formação tão essencial que receberam”;* finalizou.
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Programa já atendeu mais
de 15 mil alunos em Tupã
Considerado um dos programas educacionais mais bem sucedidos da Polícia Militar;* o PROERD foi implantado em Tupã em 1998. Nesses 17 anos de atividades;* a PM já atendeu uma média de 900 alunos por ano em Tupã;* totalizando cerca de 15.300 crianças beneficiadas. Já na região da 2ª Companhia da Polícia Militar de Tupã;* o número de alunos atendidos passa de 24 mil.
O programa é baseado no trabalho desenvolvido pela ONG americana “Drug Abuse Resistance Education” (DARE);* criado em 1983 pela professora Ruth Rich;* em conjunto com o Departamento de Polícia da cidade de Los Angeles (EUA) com objetivo de atuar na prevenção do uso de drogas por crianças e adolescentes.
A iniciativa nasceu da constatação de que a ação educacional;* preventiva e de cunho estratégico era mais eficaz no combate às drogas e seu crescente poder de atração principalmente entre crianças e jovens.
Desenvolvido por um grupo de psicólogos;* psiquiatras;* policiais e pedagogos o programa foi implantado com grande sucesso em todos os estados norte-americanos;* sendo posteriormente levado a mais 60 países. O DARE iniciou as atividades no Brasil em 1993;* através da Polícia Militar do Rio de Janeiro e Polícia Militar de São Paulo;* recebendo o nome de Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD).
Em Tupã;* o programa conquistou rapidamente crianças;* pais de alunos e a comunidade escolar. Priorizando o caráter social preventivo;* o PROERD une a polícia;* a escola;* a família e a comunidade na problemática das drogas e da violência e desenvolve uma ação pedagógica de prevenção ao uso indevido de drogas e a prática da violência nas escolas.
A iniciativa também desenvolve o espírito de solidariedade;* de cidadania e de comunidade na escola e contribui para a disseminação de valores positivos. O PROERD ainda fortalece a autoestima das crianças e dos adolescentes para que desenvolvam estilos de vida saudável e se tornando capazes de reconhecer e resistir às pressões diretas ou indiretas que poderão influenciá-los a experimentar drogas ou mesmo a agirem com violência.
O programa é pedagogicamente estruturado em lições;* ministradas obrigatoriamente por um Policial Militar fardado e capacitado;* que além da sua presença física em sala de aula como educador social;* propicia um forte elo na comunidade escolar em que atua;* fortalecendo o trinômio: Polícia Militar;* Escola e Família.
As aulas são desenvolvidas uma vez por semana em sala;* durante quatro meses em média. Os alunos atendidos pelo PROERD recebem uma cartilha;* onde os conteúdos são desenvolvidos de forma dinâmica em grupos cooperativos. Durante o curso são realizadas atividades voltadas ao desenvolvimento das habilidades individuais para que a crianças e os jovens possam tomar suas decisões de forma consciente;* segura e responsável.
Tupã