O Tiro de Guerra de Tupã completou no último dia 31 de outubro;* 70 anos de existência e a data será comemorada com uma ação em prol ao meio ambiente de Tupã.
Segundo o subtenente Renato Cardoso Machados dos Santos;* para comemorar a data foi feita uma parceria entre o TG;* a prefeitura de Tupã;* por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e o vereador Caio Aoqui. A parceria se consiste no plantio de 70 mudas de Ipê.
De acordo com o subtenente Cardoso;* será plantada uma muda de ipê para cada ano de existência do Tiro de Guerra. A ação só será possível graças à doação das mudas pelo vereador Caio Aoqui. Os ipês plantados serão nas cores branca;* amarela e rosa.
“Foi feita uma parceria entre a prefeitura;* por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente;* com o vereador Caio aqui. O vereador comprou as 70 mudas e doou ao TG para fazermos uma comemoração diferenciada. A prefeitura nos ajudou a escolher o local e abrir as covas para o plantio dessas árvores”;* contou Cardoso.
Ainda segundo o subtenente;* as mudas serão plantadas na Praça dos Ipês;* localizada na rua Marília;* esquina com avenida Manoel Fonseca;* próximo ao Parque dos Atletas;* a partir das 7h30. Ele ainda afirmou que todas as mudas serão plantadas pelos atiradores do Tiro de Guerra.
De acordo com o secretário de Agricultura e Meio Ambiente;* a parceria beneficiará a população de Tupã;* em relação à arborização do município.
“Além de serem lindas na época em que estão floradas;* as mudas serão um presente para a população;* que só foi possível graças ao apoio do vereador Caio Aoqui e a parceria da Prefeitura de Tupã com o Tiro de Guerra”;* comentou.
A iniciativa de doar as mudas faz parte de um projeto pessoal do vereador. “Eu fiquei sabendo;* por meio do Zé Vinagre;* que o subtenente pretendia plantar mudas de Ipês em comemoração ao aniversario do TG;* então eu me propus a ajudar doando as 70 mudas e também participando do plantio. Os ipês foram comprados em Herculândia e o valor das mudas eu vou pagar”;* contou.
De acordo com o vereador;* não é a primeira vez que é realizada uma parceria com a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente. Ele disse que com a ajuda da Prefeitura;* disponibilizando áreas para o plantio de arvores;* cerca de 400 mudas de várias espécies já foram plantadas.
“Eu já plantei em Tupã cerca de 700 árvores e com a parceria da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente foram plantadas 400 mudas. O objetivo é chegar a 1.099 mudas plantadas;* que foi a quantidade de votos que recebi da população de Tupã”;* ressaltou.
O prefeito e diretor do Tiro de Guerra de Tupã;* Manoel Gaspar;* falou da importância do trabalho realizado pelo TG;* e ainda pediu a colaboração da população para que as mudas não sejam retiradas da praça.
“É uma satisfação muito grande poder ser o Diretor do Tiro de Guerra de Tupã;* uma escola de instrução militar muito respeitada entre a população;* pelas suas benfeitorias e ajuda em campanhas da Prefeitura. Gostaria de parabenizar ao subtenente Cardoso;* aos atiradores e a iniciativa do vereador Caio Aoqui. E também pedir para as pessoas que frequentam o parque para cuidarem da praça porque tudo isso é feito para a população de Tupã”;* disse.
História
O Tiro de Guerra 02-043;* de Tupã;* foi criado pela Portaria nº 8.747;* de 31 de Outubro de 1945;* pelo Ministro de Estado da Guerra. Desde sua fundação;* o Tiro de Guerra de Tupã já formou 9137 atiradores.
As atividades do TG iniciaram no dia 15 de fevereiro de 1946;* com a matrícula de 65 atiradores. O 1º Diretor do Tiro de Guerra de Tupã foi o já falecido ex-prefeito Eduardo Vaz Paixão;* eleito em 1945 e 1946;* quando a lei permitia que os prefeitos municipais fossem nomeados. E o 1º Instrutor nomeado pelo General Comandante da 2ª Região Militar;* foi o 2º Sargento Natanael Nobre dos Passos;* do qual foi substituído em 1946;* pelo 2º Sargento Guilherme Cabral de Moura.
Tupã