"
A Prefeitura de Tupã;* por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS) inicia na segunda-feira;* dia 30;* o período de matriculas para diversos cursos da Escola Profissionalmente. As vagas são limitadas;* e a matricula segue até preencher as vagas.
Os cursos que serão oferecidos em 2016 são Arte culinária;* Bordado à mão;* Bordado á máquina;* Bordado industrial;* Corte e costura;* Costura industrial (Overlok);* Crochê;* Macramê;* Manicure;* Pintura em tecido;* Pintura em tela;* Tecelagem;* Trabalhos manuais;* Tricô e Bordado em Fitas.
A secretária de Assistência Social;* Isaura Gaspar;* disse que os cursos profissionalizantes são muito procurados pois além de oferecer qualificação também possibilitam novas oportunidades de renda extra.
“Há pessoas aqui que entram direto para o mercado após a conclusão do curso. A oferece SEMAS vários cursos e muitos deles acabam ajudando a aluna a incrementar a renda familiar;* comercializando os produtos ou sendo contratada por empresas que atuam no segmento” disse.
Isaura destacou também que todos os cursos são oferecidos gratuitamente à população;* sendo cobrada apenas uma taxa simbólica de matrícula de R$ 20 no momento da inscrição.
Os interessados podem ser inscrever na sede da Escola Profissionalizante;* localizada na rua Brasil;* 436;* munidos do RG. Mais informações sobre os cursos podem ser obtidas pelo telefone 3441-2733.
Cursos mais procurados
Segundo a diretora da SEMAS;* Telma Vitola;* a Escola Profissionalizante é sempre muito procurada pois atende às necessidades da população. Os cursos oferecidos promovem tanto o lazer do aluno quanto um meio de complementar a renda financeira da família.
O curso de manicure e o curso de costura são os mais procurados pela população. A Escola Profissionalizante promove os cursos em três turnos e busca fazer sempre o melhor possível para Tupã e região.
Segundo a professora do curso de Manicure;* Rosemeire Gaspar;* o curso abre muitas portas para quem está desempregado ou busca uma renda extra. As aulas tem duração de três meses e os alunos já saem aptos para o mercado de trabalho.
“Temos alunos tanto de Tupã;* como da região;* como alunos de Herculândia;* Bastos;* Iacri;* entre outros. Os alunos aprendem o básico do curso de manicure;* o resto somente o tempo vai dando a experiência;* no entanto todos aqui saem aptos a trabalharem no ramo”;* disse.
De acordo com Rosemeire;* cerca de mais 17 alunos estão se formando agora em dezembro;* no entanto esse ano o curso já formou cerca de 35 manicures. As alunas Keli Tatiana Teixeira e Erika Ferreira concluíram o curso de manicure e revelaram que os planos para agora é seguir a profissão e conquistar cada vez mais clientes.
“Foi um curso muito bom;* aprendemos muito. Eu estou saindo do curso já com clientes e creio que agora em diante vou estar com a agenda bem lotada. O curso valeu muito apena;* e não me deu gasto nenhum”;* elogiou Keli.
A aluna Erika ainda disse que o curso deixará saudades;* e que está sendo muito útil para a renda da família. “A prefeitura está de parabéns em apoiar esse projeto que disponibiliza tantas oportunidades para a população. Eu indico para todas as pessoas;* se não for por renda extra;* que seja pelo menos por lazer porque aqui ninguém se arrepende de realizar o curso”;* ressalta Erika.
Outro curso muito procurado é o de Costura Industrial. Segundo a professora;*
Encarnação Baqueti;* conhecida por “Ita”;* o curso é muito procurado pois oferece a oportunidade aos alunos de ingressarem em empresas especializadas em costura ou trabalharem por conta própria.
“Os interessados buscam sempre o curso por causa da renda extra;* com alunos de Bastos;* Iacri;* Herculândia e até do nosso município também. No curso aprendemos a manejar a malha;* fazendo camisas;* blusas e até shorts. É um curso bem completo”;* conta.
A aluna Solange Batista de Almeida já fez diversos cursos na Escola Profissionalizante e agora concluiu mais um curso novo que vai para o vasto currículo dela. Segundo Solange;* que é comerciante em Bastos;* o curso de costura industrial serviu para ajudar na loja da família;* e disse já estar utilizando tudo o que aprendeu durante as aulas.
“Foi um ano de curso do qual eu aprendi muita coisa e eu já uso esse curso na minha loja;* com esse curso eu posso dar assistência as minhas cliente e incrementar ainda mais a minha loja. A escola é muito boa e equipada;* os professores são atenciosos e preparados. Eu indico para todas as minhas amigas. A prefeitura está de parabéns por esse projeto”;* concluiu a comerciante.
"Tupã