A Prefeitura Municipal de Tupã em parceria com a Secretaria Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, o vereador Caio Aoqui e diversas entidades, realizarão a 6ª Virada Inclusiva, em comemoração ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, comemorado hoje.
A Virada Inclusive deste ano prestará uma homenagem ao Paradesporto, pela proximidade dos Jogos Paraolímpicos de 2016. Além de celebrar o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, a iniciativa evento incentiva e possibilita que pessoas com e sem deficiência possam estar juntas em ações inclusivas.
Em Tupã, a programação começa hora, às 20horas, com a realização de sessão solene Câmara Municipal para homenagear os atletas paraolímpicos de Tupã e os organizadores da Virada Inclusiva na cidade.
Além dos atletasAlana Maldonado, Carlos Eduardo, Sidnei Murphy, também serão homenageados a Apdett, Apae, Artap, Conselho Municipal, TV Câmara, Capítulo DeMolay "União Fraterna de Tupã", Interact Clube de Tupã, Interact Clube de Tupã Vanuíre, Rotaract Clube de Tupã, Rotaract Clube de Tupã Vanuíre, Filhas de Jó, Unimed Mulher, Fadap/Fap e a Prefeitura de Tupã.
O evento, coordenado pelo vereador Caio Aoqui, também contará com a apresentação do coral da Unimed Mulher e palestra sobre o tema com a professora Rita de Cássia Alves Nunes, da Fadap/Fap; além da participação de clubes de serviço e associações.
A Virada Inclusiva em Tupã também contará com a Passeata da Inclusão, que acontecerá neste sábado. De acordo com Maria Helena Mozena, presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, durante a passeata será prestada nova homenagens aos atletas com deficiência que já conquistaram diversos prêmios, reforçando assim a importância do esporte para a pessoa com deficiência.
A passeata está aberta à participação de toda a população. A concentração da passeata começa às 9h30,defronte à 2 ª Companhia da Policia Militar de Tupã. Os participantes percorrerão a avenida Tamoios, da rua Mandaguaris até a rua Tupis.
Residência Inclusiva
Em Tupã, uma conquista muito gratificante do Prefeito Manoel Gaspar, em parceria com a Secretaria de Assistência Social (SEMAS), foi trazer o programa da Residência Inclusiva para Tupã.
É uma unidade que presta serviços de acolhimento institucional no âmbito da Proteção Social de Alta Complexidade do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) para jovens e adultos com deficiência em situação de dependência. Estas residências são adaptadas, localizadas em áreas residenciais e com a estrutura física adequadas aos seus frequentadores.
O público alvo são jovens a partir dos 18 anos e adultos com até 59 anos e 11 meses portadores de deficiências que sejam prioritariamente beneficiários do BPC (Benefício de Prestação Continuada). A Residência Inclusiva fica localizada na Rua Faustino Sanches, 237.
Box
Museu também participa
da 6ª Virada Inclusiva
O Museu Histórico de Pedagógico “Índia Vanuíre” também participará da 6ª Virada Inclusiva de Tupã. De acordo com a programação, serão desenvolvidas atividades voltadas ao público específico, atendido pelos projetos desenvolvidos pelo museu.
Uma das atrações será a apresentação de Coral “Canções Natalinas”, que acontece neste sábado, dia 5, a partir das 15 horas, na Clínica Dom Bosco. A atividade tem por objetivo promover a vivência do processo de expressão individual e coletiva, fazendo conexões com a localidade e a identidade cultural dos participantes cegos, permitindo a eles também improvisar, compor, observar e analisar suas estratégias e de seus colegas nas atividades de canto.
A apresentação contará com participantes dos projetos “Olhar é o Sentir Pelas Mãos”, “Museu e Cidadania”, Coral Inclusivo do Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre, além de grupos convidados como a Apae e a Unati (Universidade Aberta da Terceira Idade).
A programação continua neste domingo, dia 6, com mais duas atividades. A partir das 13 horas será realizada a Oficina Alimentação Indígena Krenak, voltada ao público com deficiência visual. A atividade, que acontecerá na Aldeia Vanuíre, tem por objetivo promover debates e reflexões com o público cego sobre questões comportamentais pertinentes à diversidade social e cultural indígena e não indígena da região
Além da roda de conversa com a índia Krenak Lia, durante a atividade será brevemente abordada as diferentes formas de alimentação do passado e presente, relacionando as diferenças entre culturas. Na ocasião também serão apresentados aos participantes vários alimentos indígenas para que possam tocar e sentir o cheiro e sabor, descobrindo através do tato, olfato e paladar as semelhanças e diferenças entre as culturas.
E encerrando a programação do Museu na Virada Inclusiva, a partir das 14 horas acontecerá o Passeio Cultural “Conhecendo Tupã”, com alunos da Apae. Com objetivo de proporcionar aos alunos da instituição um momento de olhar mais atento sobre a cidade por meio de um passeio cultural, o passeio será feito em um trenzinho que visitará marcos importantes que se relacionam no processo de formação e desenvolvimento de Tupã.
A fim de garantir a qualidade do passeio, será apresentado, em cada parada, um áudio com informações sobre o trajeto e os pontos. O objetivo é proporcionar a esses alunos um momento de lazer e aprendizagem sobre os momentos históricos de Tupã, como lugares de acontecimentos importantes e merecedores de um olhar diferente, permitindo a compreensão sobre a importância de preservá-los para as gerações futuras.
Tupã