A educação é um dos fatores principais para abrir portas e transformar para melhor o futuro dos cidadãos e;* consequentemente;* de toda uma nação. Pensando nisso;* a Prefeitura de Tupã;* por meio da Secretaria Municipal de Educação implanta a partir deste ano;* a primeira escola em período integral. A Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) “João Geraldo Iori” será a pioneira no modelo integral de ensino em Tupã;* que funcionará das 7h30 às 15h30.
A proposta foi apresentada em dezembro de 2015;* e desde então todos os preparativos estão sendo realizados. Segundo o secretário municipal de Educação;* Marcos Leite;* a dedicação de toda a equipe da Prefeitura de Tupã na implantação do novo modelo de ensino trará inúmeros benefícios ao ensino público de Tupã;* e principalmente aos alunos matriculados na instituição.
“Inicialmente foi realizada uma reunião;* na própria sede da escola;* com os pais e alunos;* para apresentar o projeto e esclarecer dúvidas sobre o novo funcionamento da primeira escola de período integral do município de Tupã. O que impressionou foi o apoio total dos pais em relação a essa mudança;* eles entenderam que o novo método só fará bem ao futuro desses alunos”;* conta Marcos Leite.
Ainda de acordo com o secretário;* o objetivo do período integral é de garantir mais qualidade de ensino;* trabalhando todas as áreas do conhecimento;* com metodologia diversificada e com os conteúdos da base curricular;* fortalecendo a aprendizagem e distanciando as crianças e adolescentes dos males sociais.
“Queremos oferecer uma educação com excelência;* ampliando o tempo do aluno na unidade educacional e;* assim;* aumentar as horas de estudo;* do uso da biblioteca e dos laboratórios;* além de proporcionar mais práticas esportivas e artísticas”;* afirma.
Ainda segundo o secretário;* o ensino atenderá alunos dos 3º a 5º ano. O turno escolar será das 7h30 às 15h30;* e oferecerá quatro refeições diárias;* incluindo café da manhã;* lanche da manhã;* almoço e café da tarde.
“É importante ressaltar que durante o período de permanência na escola os alunos participarão de diversas atividades recreativas;* culturais;* esportivas e educacionais;* que serão desenvolvidas no contraturno escolar”;* ressalta.
Para Marcos Leite;* além dos benefícios educacionais o novo projeto também trará avanços sociais;* tirando as crianças das ruas e oferecendo ensino de qualidade;* boa alimentação e uma melhor formação. “O futuro de nossa cidade e das nossas crianças dependem disso;* por isso estamos trabalhando incansavelmente”;* diz.
O prefeito Manoel Gaspar avaliou que o ensino integral é um projeto ousado;* e que;* no entanto só trará benefícios para o município e para a vida de cada aluno. “A educação é a base para se alcançar um futuro promissor;* sendo a principal “arma” para romper o ciclo de pobreza;* e de outros fatores que destroem a vida de um cidadão;* por isso acredito que a educação seja primordial;* e deve estar presente na rotina da criança desde seus primeiros anos de vida escolar”;* afirma.
Para Gaspar;* a Escola Integral;* além de aprimorar diversas áreas de conhecimento e fomentar a prática de atividades extracurriculares e esportivas;* também proporciona tranquilidade aos pais;* que conseguem trabalhar sem preocupações;* sabendo que seus filhos estão na escola;* longe da criminalidade e de outros riscos.
“Na minha administração eu priorizei o setores essenciais;* como exemplo a educação;* pois acredito que é de extrema necessidade para um município uma educação base de excelência. Tornar a educação da rede pública mais eficiente e atrativa aos estudantes é o primeiro passo para um futuro melhor;* eu realmente estou muito feliz com tudo isso”;* finaliza.
Tupã