As chuvas dos últimos dias têm castigado Tupã e região. Para minimizar os transtornos à população;* a Prefeitura;* principalmente através da Secretaria de Obras e Infraestrutura e da Secretaria de Trânsito;* não tem medido esforços para minimizar os estragos que o município sofreu.
Segundo o secretário de Obras e Infraestrutura;* Danilo Aguillar;* um dos pontos mais atingidos pela intensa chuva em Tupã foi a estrada vicinal que liga o bairro Santa Terezinha ao município de Bastos.
“Nesse ponto o volume da água foi muito intenso. Tivemos que interditar a vicinal porque o volume da água acabou fazendo com que o lençol freático subisse e o aumento do volume da água subterrânea acabou surgindo uma espécie de mina no meio da vicinal;* que aumentou e;* consequentemente;* abriu uma cratera no local”.
Ainda segundo o secretário;* o fluxo de veículos teve que ser interrompido para que o estrago não se torne maior;* colocando em risco a segurança dos usuários. “Nós interditamos a vicinal;* mas infelizmente não são todos que estão respeitando essa área de risco. Como as pessoas não respeitaram a interdição;* a nossa equipe resolveu interditar de forma física;* ou seja;* tivemos que colocar montes de terra das proximidades do local onde está o problema;* para que efetivamente não seja possível passar pela vicinal;* evitando assim um possível acidente ou tragédia”;* conta.
De acordo com Danilo;* para tomar as providências é necessário esperar a estiagem das chuvas. “A Secretaria de Obras está com um parceiro muito bom que é a empresa Clealco;* que nos ofereceu uma escavadeira de grande porte;* que será necessária para fazer o serviço de recuperação da vicinal. Provavelmente na segunda-feira que vem teremos uma estiagem das chuvas;* portanto teremos a chance de fazer o reparo tanto do trecho;* quanto dos outros locais prejudicados”;* afirma.
Ele informou também que as estradas do Picadão e do Sete também estão interditadas por causa do surgimento de valetas. Ainda ontem foi enviado uma máquina niveladora para a estrada do Sete e outra máquina para a Represa do Sete. Segundo a Danilo;* uma das bóias da lagoa se deslocou e entrou nas saídas de água;* interrompendo a evasão para a lagoa;* o que traz risco de ruptura da represa.
“Mandamos para o local uma retroescavadeira para fazer a limpeza e uma niveladora para fazer o reparo mínimo necessário para permitir o fluxo de veículos. Na estrada Picadão estamos providenciando as mesmas maquinas para viabilizar a continuidade do fluxo de veículos”;* afirma o secretário.
Danilo afirmou ainda que o excesso de águas pluviais também causaram estragos nas galerias;* guias;* calçamentos;* sarjetas e também causaram buracos na pavimentação. “A equipe da Secretaria de Obras está trabalhando fora do expediente para dar conta de todas as solicitações de reparo”;* diz.
Segundo uma avaliação da Secretaria de Obras e Infraestrutura;* ainda resta muitos pontos para fazer manutenção;* como a ponte de concreto que liga Tupã à aldeia dos índios;* onde foi feito uma pinguela de madeira para facilitar o fluxo de veículos. Outro ponto crítico é a ponte que rompeu e que liga o Chaparral até o município de Herculândia e o rio Pitangueira. Outra ponte danificada foi a que passa pelo asilo da Assembléia de Deus. Este trecho teve que ser interditado por causa dos riscos que o local oferece.
As cabeceiras da ponte que liga o São Martinho a Parnaso também foram danificadas pela chuva e os reparos já estão sendo realizados no local. Segundo Danilo;* o momento agora é de cautela e paciência.
“Com a chuva acontecendo ainda nós não conseguimos realizar os reparos. Por isso peço à população que tenha paciência;* infelizmente não conseguiremos realizar os reparos se continuar chovendo. Tudo isso depende muito do clima;* por que a Prefeitura está fazendo a parte dela;* mas com as chuvas não conseguiremos resolver todos os problemas tão cedo”;* ressalta.
Já o secretário de Segurança e Trânsito;* José Romera Sobrinho “Riti”;* destacou que diversos pontos e estradas tiveram que ser interditados para a segurança de condutores e de pessoas que passam pelos locais de risco;* como a vicinal do bairro Santa Terezinha até Bastos.
“De todos os estragos que o município sofreu com essas chuvas talvez a vicinal que vai para bastos e a estrada que vai para Quatá sejam as mais afetadas. Nesses pontos o fluxo de veículos é grande e por isso tivemos que interditar a área para que não haja tragédias relacionadas a um deslizamento ou coisa parecida. O que nós da Secretaria de Trânsito e da Secretaria de Obras pedimos agora é que a população colabore evitando se colocar em situações de riscos e também que tenham paciência. Com as chuvas continuando não temos como resolver todos os problemas;* vamos fazer os reparos aos poucos para que tudo fique bem feito”;* ressalta Riti.
Tupã