Conselho Municipal de Turismo elege nova diretoria em fevereiro

Administração - Terça-feira, 19 de Janeiro de 2016


Conselho Municipal de Turismo elege nova diretoria em fevereiro

O Conselho Municipal de Turismo (COMTUR) realizará, no próximo dia 15 de fevereiro, a votação para eleger a nova diretoria do COMTUR, que comandará o órgão no biênio 2016/2017.

De acordo com o atual presidente do conselho, Mário Vieira dos Santos, a escolha do sucessor acontecerá a partir das 19h30, na sede Secretaria Municipal de Turismo, localizada na rua Nhambiquaras, 432.

Ele também destacou a importância do COMTUR para o fortalecimento do turismo no município e convidou todos os conselheiros e suplentes para que participem da reunião.

De acordo como atual presidente, o Conselho Municipal de Turismo terá um grande trabalho pela frente, participando das discussões sobre os projetos e ações voltados ao fortalecimento do turismo local.

Ele destacou, no entanto, que a nova diretoria do COMTUR também deverá ter responsabilidade para proporcionar ao município, o desenvolvimento de um turismo sustentado em três pilares, que são o respeito à cultura local, à economia e ao meio ambiente.

“O Conselho Municipal de Turismo tem como atribuição conceber e estimular ações para o desenvolvimento do turismo sustentável; participar do planejamento, da administração e da fiscalização da atividade turística no município e, se for um órgão deliberativo, terá que deliberar sobre a importância das ações a serem desenvolvidas, ainda, decidir sobre as prioridades a serem tomadas”, conta.

COMTUR

Criado pela Lei 4.153, de 23 de setembro de 2004, o Conselho Municipal de Turismo tem por objetivo principal orientar e promover o turismo no município, o Conselho Municipal de Turismo (COMTUR) é formado por 15 conselheiros titulares e 15 membros suplentes, incluindo dois representantes do Poder Executivo; um representante da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, um representante das agências de viagens (regular e legalmente em funcionamento no município), um representante do sistema educacional local, um representante das associações de bairros (legal e regularmente em funcionamento) e um representante de proprietários de atrativos turísticos de Tupã.

Além de coordenar, incentivar e promover o turismo no município; o conselho também tem a atribuição de estudar e propor à administração municipal medidas de difusão e amparo ao turismo.

O COMTUR também atua em colaboração com os órgãos e entidades oficiais especializados, orientando a administração municipal quanto à preservação dos pontos turísticos do município e promovendo junto às entidades de classe, campanhas no sentido de fomentar o turismo.

Também fazem parte do conselho um representante do Sindicato dos Bares, Hotéis, Restaurantes e Similares; um representante da Associação dos Artistas e Artesões de Tupã e Região (AART); um representante da Associação Agroindustrial, Turística e Cultural de Varpa; um representante dos órgãos de comunicação com sede no município; um representante da Associação Comercial e Industrial de Tupã (ACIT); um representante do Conselho Comunitário de Segurança (CONSEG); um representante da Organização Cultural de Apoio ao Turismo (OCA) e da ONG Águapeixe e um representante do Sindicato Rural de Tupã.


Prefeitura da Estância Turística


Tupã