Empresa entrega relatório de execução Da 1ª fase do Plano Diretor de Turismo

Planejamento e Infraestrutura - Segunda-feira, 25 de Janeiro de 2016


Empresa entrega relatório de execução Da 1ª fase do Plano Diretor de Turismo

A elaboração do Plano Diretor de Turismo ainda encontra-se em fase de desenvolvimento, no entanto o trabalho está avançado e já mostra bons resultados para o município de Tupã.

Os trabalhos estão sendo elaborados pela Safra Geotecnologia e Gestão Ltda., empresa contratada, por meio de licitação (115/2015) para a elaboração do Plano Diretor de Turismo da Estância Turística.

Uma ação efetiva que serviu de base para o Plano Diretor foi a elaboração de pesquisas em forma de questionários realizadas pela empresa Safra entre prestadores de serviços e dos de estabelecimentos.

Ao todo foram aplicados 70 formulários distribuídos em agências de turismo, estabelecimentos de gastronomia, hotéis, museus, praças, lojas de artesanatos, salões e serviços para eventos e áreas de lazer. Além da aplicação destes questionários, a equipe visitou os principais atrativos turísticos da cidade com o objetivo de identificar e levantar potenciais para futuras atrações turísticas.

A partir dos dados da pesquisa, a empresa Safra finalizou a etapa de Inventário Turístico, obtendo assim, informações necessárias para analisar a situação turística de Tupã. Também foi desenvolvido, juntamente com a elaboração do Inventário Turístico, o Diagnóstico da Gestão, que aborda além das informações turísticas de Tupã, todos os aspectos físicos, legislações, dados socioeconômicos e recursos naturais do município. Estas análises contribuirão com a avaliação do planejamento turístico, além da aferição do grau de associativismo local e de participação social deste Plano Diretor de Turismo.

Nesta etapa do Diagnóstico, além de todo o levantamento e análise dos documentos relacionados às atividades turísticas, a empresa Safra realizou um levantamento fotográfico da estruturação turística percorrendo todo o município, identificando os equipamentos e atrativos turísticos, levantando pontos deficientes e potenciais.

No mês de outubro, a empresa contratada realizou Oficina Comunitária nos distritos de Varpa, Universo e Parnasso e no centro urbano de Tupã. Nestas oficinas explanou-se sobre o planejamento e a necessidade de articular as ações do turismo, bem como a importância da participação da comunidade neste processo.

Atualmente a empresa trabalha elaboração da etapa IV de trabalhos, “Estratégia e Plano de Ações”, que utilizará as etapas II e III, que são o Inventário e Diagnóstico da Gestão, para apresentar as propostas e ações para o Plano de Turismo de Tupã.

Pesquisa

De acordo com os dados da pesquisa, foi constatado que Tupã é a primeira opção de compras para os municípios de Bastos, Parapuã, Iacri, Rinópolis, Arco-Íris, Herculândia e Queiroz. Dados como este são essenciais para acrescentar o Plano Diretor de Turismo.

Na mesma pesquisa também foi apurado que Tupã esta em primeiro lugar na hora de decidir qual curso superior fazer. Os municípios de João Ramalho e Luiziâna também pensam em Tupã como município que dá um show em educação superior, com diversos cursos disponíveis.

A pesquisa também revela que os municípios de Bastos, Parapuã, Iacri, Rinópolis, Arco-Íris, Herculândia e Queiroz, procuram Tupã como opção de Lazer e até Serviços de Saúde.

Plano Diretor

De acordo com a consultora de projetos da APRECESP (que faz o intercâmbio entre as prefeituras com o DADE e por consequência com o Governo Estadual), Shirley Dantas, o Plano Diretor é o instrumento básico da política de desenvolvimento do Município.

“Sua principal finalidade é orientar a atuação do poder público e da iniciativa privada na construção dos espaços urbano e rural na oferta dos serviços turísticos essenciais, visando assegurar melhores condições para os turistas e moradores também”, diz.

Ainda segundo a consultora de projetos da APRECESP, é fundamental que as estâncias se posicionem e que procurem melhorar cada vez mais. “Tupã é uma estância que está de parabéns, pois está buscando soluções ao invés de ficar arrumando desculpas”, finaliza.


Prefeitura da Estância Turística


Tupã