A elaboração do Plano Diretor de Turismo ainda encontra-se em fase de desenvolvimento;* no entanto o trabalho está avançado e já mostra bons resultados para o município de Tupã. Segundo o diretor da empresa Safra Geotecnologia e Gestão Ltda;* Fabrício Vergara;* o projeto estará concluído até o final de abril;* a partir daí será iniciado o processo para tornar o projeto em lei.
“Ao fim deste produto ocorrerá uma audiência pública no qual a Empresa apresentará os resultados;* análises e proposições realizadas até o momento. A audiência será uma oportunidade para que toda a sociedade participe através de discussões e tenha um conhecimento do trabalho que está sendo desenvolvido. Esta fase será a última etapa antes da preparação da Lei do Plano Diretor de Turismo”;* conta.
Segundo o diretor da empresa Safra;* o Plano Diretor de Turismo promove o turismo como fator de desenvolvimento estratégico;* econômico e social. A empresa foi contratada;* por meio de licitação (115/2015) para a elaboração do Plano Diretor de Turismo da Estância Turística.
“Durante as próximas semanas será realizado um trabalho que consiga identificar;* promover e planejar iniciativas que estejam direta ou indiretamente ligadas à cadeia produtiva do turismo em Tupã. Após isso;* relacioná-las aos sujeitos envolvidos neste setor e destacando as potenciais formas de interlocução;* integração;* vivências;* experimentação;* ampliação e sustentação das iniciativas para os próximos dez anos”;* afirma.
Os principais objetivos do Plano Diretor de Turismo são é contribuir com o desenvolvimento sustentável de Tupã;* assim como conhecer a cadeia produtiva de Turismo do município verificar as relações dos diversos ramos de turismo.
O plano também ajudará a identificar o papel do Turismo na macrorregião de Tupã; identificar os setores do turismo;* conforme orienta a lei estadual 1.261/2015;* além de realizar planejamento das ações necessárias de serem desenvolvidas de maneira temporal (imediato;* curto;* médio e longo prazo).
A proposta busca ainda organizar ambiente favorável ao desenvolvimento sustentável do turismo em Tupã;* através do Plano Diretor de Turismo e preservar os bens naturais e histórico-culturais.
No momento o trabalho encontra-se na fase de Execução por Ações Prioritária;* que corresponde a 5ª etapa do projeto. O Plano Diretor de Turismo é composto por sete etapas essenciais como: 1ª Oficina de Mobilização e Formação de Equipe de Trabalho; 2ª Inventário; 3ª Diagnóstico da Gestão; 4ª Estratégias e Plano de Ações;* 5ª Plano de Execução por Ações Prioritárias;* 6ª Versão Preliminar do Plano Diretor de Turismo e 7ª Versão Final do Plano Diretor de Turismo.
Tupã