A Secretaria Municipal de Educaçãooferece três novos cursos para os educadores da rede municipal. Os cursos oferecidos são de Libras (Língua Brasileira de Sinais);* Formação para Educação Infantil e curso sobre o “Método Teacch”.
Segundo a secretária municipal de Educação;* Luciana Leal;* o curso de Libras será realizado as terças-feiras de março;* abril e maio;* das 19 às 22horas e com carga horária de 30 horas.O curso de capacitação será ministrado pelo professor Niuro José Toppan Junior.
Segundo Luciana;* o projeto será desenvolvido com professores da rede municipal de Educação Infantil (Pré I e Pré II) e Ensino Fundamental. O objetivo do curso é oferecer aos professores da rede municipal;* que atuam direta ou indiretamente com alunos surdos;* o uso e a difusão da linguagem de Libras.
“Nosso objetivo é disponibilizar aos professores acesso a Libras para apoiar a educação dos surdos;* a fim de promover encontros com vivências; troca de experiências; momentos de estudo teórico;* prático e diálogos críticos-reflexivos”;* conta.
Educação Infantil
A Secretaria Municipal está oferecendo também o curso de Formação Continuada para Educação Infantil;* que será ministrado para professores da educação infantil nos dias 01;* 02;* 08 e 09 de abril.
Segundo a secretária Luciana Leal;* o curso é para os professores da rede municipal de Educação Infantil (Pré I e Pré II);* e servirá para reflexão sobre as diferentes linguagens e boas situações do ensino.
“O curso está organizado de forma que contempla os seguintes conteúdos: Construção das Diferentes linguagenspelas crianças e para as relações que Estabelecem com os objetos de conhecimento;* como movimento;* música;* artes visuais;* linguagem oral e escrita;* natureza e sociedade e matemática”;* diz.
De acordo com Luciana;* o curso será ministrado pela professora Dilza Martins;* Mestra em Educação e formadora do programa ler e escrever da Secretaria de Educação do estado de São Paulo.
Nos dias 1 e 8 de abril as aulas serão realizadas das 19 às 23 horas;* e nos dias 2 e 9 de abril;* das 8 às 17 horas. “Serão 30 horas de curso que promoverá troca de experiências;* diálogos críticos e reflexivos”;* afirma.
Outro curso oferecido pela Secretaria de Educação é o de modelo “Teacch” no Ambiente Escolar para Alunos com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA);* que será oferecido nos dias 16 e 30 de abril;* 7 de maio e 2 de junho;* sempre das 8 às 17horas. O curso sobre o modelo “Teacch” será ministrado pela Mestra e Doutora em Educação Especial;* Professora Fabiana Sayuri Sameshima;* e terá um total de 40 horas de formação.
De acordo com a secretária;* o curso “Teacch” servirá para formar os professores participantes para compreender o funcionamento das crianças com autismo; atualizar conceitos com relação ao diagnóstico condutual e seus efeitos sobre a aprendizagem; além de oferecer informações sobre o modelo “Teacch”;* apresentando estratégias para as adequações curriculares necessárias dentro do proposto para cada nível de ensino e ou faixa etária.
“Um dos recursos que pode ser utilizado nas escolas para suprir os prejuízos dos alunos com deficiência;* seja para se comunicar;* interagir e até mesmo para auxiliar o professor e aluno na realização das atividades pedagógicas é o modelo estruturado 'Teacch'. Na perspectiva educacional;* o Teacch está no ensino de capacidades de comunicação;* organização e partilha social. Assim;* centra-se nas áreas fortes;* frequentemente encontradas nas crianças com perturbações do espectro do autismo: processamento visual;* memorização de rotinas e interesses especiais. O programa deve ser sempre adaptado a diferentes níveis de funcionamento e às necessidades individuais de cada criança”;* ressalta.
De acordo com Luciana;* o curso também oferecerá informações sobre o modelo “Teacch”;* apresentando estratégias para as adequações curriculares necessárias para cada nível de ensino; proporcionará aos participantes um modelo de avaliação dos elementos do Programa “Teacch” com fins de planejamento e intervenção; apresentará situações de ensino;* com modelos e atividades.
Valorização da Educação
Ciente dos novos desafios que a educação tem enfrentado e diante da nova função da Educação Infantil;* a Prefeitura Municipal de Tupã não mede esforços para oferecer cursos quevem alavancar e dar subsídios às práticas dos educadores em sala de aula para que sejam trabalhadas com novas dinâmicas;* e cada vez com mais qualidade de ensino.
“O Prefeito Manoel Gaspar;* preocupado com a qualidade da educação no município tem proporcionado aos educadores muitos momentos de formaçãoprofissional e esta é uma das formas de se valorizar os profissionais da educação de nosso município”;* frisa a secretária.
Luciana também destacou o empenho e dedicação dos profissionais no dia a dia nas escolas e destacou que quando o professor procura se atualizar e ter maiores conhecimentos;* entender a metodologia;* os conteúdos e de que maneira deve-se lidar com as crianças tudo fica mais possível.
Ela contou ainda que ainda este ano novos cursos serão disponibilizados para os educadores da rede municipal;* oferecidos pela Prefeitura;* a fim de proporcionar qualidade de ensino.
“Em Tupã vejo muitas pessoas interessadas na educação e isso me deixa feliz;* pensando nisso estamos preparando cursos sobre Projetos e sequências didáticas; Operações de Produção de Texto; Modalidades de Leitura e também um curso específico para professores de Educação Física e outro para professores de Arte. Tudo isso para melhor atender os nossos profissionais e oferecer o melhor a nossas crianças”;* finaliza.
Tupã