"
Construída com objetivo de melhorar as condições de saúde dos moradores pertencentes ao PSF do setor S;* por meio do incentivo a prática de atividades esportivas a Academia da Saúde oferece aulas de ginástica e musculação;* além de acompanhamento de educadores físicos para aqueles que possuem hipertensão;* diabetes;* cardiopatia;* obesidade e outros.
Equipada com aparelhos modernoscomo esteira e bicicleta ergométrica;* além de equipamentos para fortalecimento de musculatura e aparelhos de uso coletivo em atividades aeróbicas;* a academia conta com uma estrutura de qualidade e excelentes profissionais que trabalham com o objetivo de promover a saúde e uma qualidade de vida melhor a cada aluno.
Segundo a responsável pela Academia da Saúde e Educador Físico;* Anderson Medeiros de Souza;* o resultado conquistado pelos alunos tem chamado à atenção de outros moradores.
“No início tínhamos poucos alunos;* mas com o tempo a procura aumentou. Hoje atendemos mais de 40 pessoas por dia. É importante ver o crescimento pessoal de cada um. Ver pessoas com problemas de obesidade saírem felizes por alcançar uma meta;* que antes parecia impossível;* nos traz satisfação e deixa claro o quanto esse projeto esta sendo importante para o nosso município”;* afirma.
Para fazer parte da Academia da Saúde;* é preciso ter um encaminhamento médico do PSF setor S. Em seguida o interessado passa por uma avaliação realizada pelos educadores físicos Anderson Medeiros de Souzae Érica Leite Lamberti antes de iniciar as atividades.O atendimento é gratuito e qualquer pessoa pode participar.
A Academia de Saúde funciona de segunda à sexta-feira;* das 8 às 12 horas;* e das 13 às 16 horas;* e fica localizada rua Grécia no Jardim Europa.
Programa Academia da Saúde
O Programa Academia da Saúde foi lançado pelo Ministério da Saúde em 2011 como uma estratégia de promover a saúde. Em Tupã;* as atividades tiveram inicio em 2015 e hoje fazsucesso entre os moradores da Zona Sul.
O programa Academia da Saúde estimula a criação de espaços adequados para a prática de atividade física;* orientação nutricional;* oficinas de artes cênicas;* dança palestras e demais atividades que promovam modos de vida saudáveis.
O objetivo é estimular a promoção da saúde como também à prevenção e redução de mortes prematuras por Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT);* previstas no Plano de Ações Estratégicas para Enfretamento das DCNTs;* com metas até 2022;* a partir da melhoria de indicadores relacionados ao tabagismo;* álcool;* alimentação inadequada;* sedentarismo e obesidade.
O Programa Academia da Saúde adota uma concepção ampliada de saúde e estabelece como ponto de partida o reconhecimento do impacto social;* econômico;* político e cultural sobre a saúde. Por isso;* apesar do nome;* o Programa não se restringe a realização de práticas corporais e atividades físicas e promoção da alimentação saudável.
Os polos foram concebidos como espaços voltados ao desenvolvimento de ações culturalmente inseridas e adaptadas aos territórios locais e que adotam como valores norteadores de suas atividades o desenvolvimento de autonomia;* equidade;* empoderamento;* participação social;* entre outros.
Nesse sentido;* a Portaria nº 2.681 estabelece oito eixos em torno dos quais as atividades do polo devem ser desenvolvidas: práticas corporais e atividades físicas;* promoção da alimentação saudável;* mobilização da comunidade;* educação em saúde;* práticas artísticas e culturais;* produção do cuidado e de modos de vida saudável;* práticas integrativas e complementares;* e planejamento e gestão.
Ao todo;* já são 2.660 polos em pleno funcionamento por todo o País e outros inúmeros projetos pré-existentes que foram adaptados e custeados pelo ministério.
"Tupã