A Superintendência de Combate às Endemias (Sucen);* em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde;* realizou nas últimas quatro semanas trabalho nebulização pesada com a máquina LECO;* com objetivo de combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti;* transmissor da Dengue;* Febre Amarela. Zika vírus e Febre Chikungunya
Segundo a enfermeira da Secretaria Municipal de Saúde;* Isabel Nalon;* os imóveis dos bairros da região leste;* contemplados com a nebulização com a LECO;* também receberam vistorias para bloqueio e eliminação de criadouros. Foram vistoriados 5.958 imóveis e foram encontrados 132 criadouros com larvas do Aedes aegypti.
De acordo com o relatório da Sucen;* foram nebulizados em média 320 quadras por semana atingindo aproximadamente 8.000 imóveis;* além de terrenos. Outros pontos nebulizados também foram cemitérios;* escolas;* creches;* faculdades;* estabelecimentos públicos e praças.
“A viatura trafegou nas ruas delimitadas a uma velocidade média de 13 km/h nebulizando de um lado e depois do outro da rua com o jato direcionado às casas atingindo em torno de 40 metros”;* conta.
Ainda segundo o relatório;* durante as quatro semanas foram realizadas 11.677 vistorias em imóveis e foram localizados 229 criadouros com larvas;* sendo 245 criadouros somente em imóveis residenciais.
Já com a nebulização costal;* foram 2.010 imóveis interceptados em diversos pontos estratégicos da cidade;* como borracharias;* ferro velho;* reciclagem e empresas;* com mais de 25 criadouros encontrados somente no mês de fevereiro.
“É importante lembrar que a nebulização foi realizada nestes bairros por ser a região com maior número de casos positivos de Dengue confirmados laboratorialmente e também por terem maior número de suspeitos. Quando o plano foi traçado;* no final de janeiro;* tínhamos 19 positivos e 12 eram da Zona Leste e várias coletas aguardando resultado”;* conta a enfermeira Isabel Nalon.
Segundo a enfermeira;* a ação é de extrema importância para diminuir a transmissão da Dengue e também para diminuir a população adulta de mosquitos Aedes aegypti.
Isabel alertou ainda que inseticida usado na nebulização não mata larvas e nem a pulpa;* só o mosquito adulto. Ela pediu ainda a colaboração de todos para combater e eliminar o mosquito mais temido dos últimos meses.
“A população deve continuar contribuindo e evitar a água parada é a principal ação a ser feita para eliminar o mosquito. Lembrando que se o mosquito mata;* por isso ele não pode nascer. Se não tiver água parada não tem mosquito;* se não tiver mosquito não tem dengue e também não tem a febre chinkungunya;* febra amarela e nem o zika vírus”;* ressalta.
A Secretaria de Saúde informou que a equipe dos agentes de saúde e os agentes de endemias continuam em alerta no combate a dengue e que a colaboração da população é importante para evitar uma epidemia.
Tupã