Prefeitura inicia hoje curso de Libras para professores de rede municipal

Educação - Segunda-feira, 14 de Março de 2016


Prefeitura inicia hoje curso de Libras para professores de rede municipal

A Secretaria Municipal de Educação inicia hoje;* a partir das 19 horas;* o curso de Libras (Língua Brasileira de Sinais);* destinado aos professores da rede municipal de ensino.

De acordo com a secretária municipal de Educação;* Luciana Leal;* 60 professores estão matriculados para o curso;* que será realizado nas terças-feiras de março;* abril e maio;* das 19 às 22 horas;* totalizando carga horária de 60 horas.

Segundo ela;* o curso de Libras é destinado a professores de Educação Infantil (Pré I e Pré II) e Ensino Fundamental e tem por objetivo capacitar os professores da rede municipal que atuam direta ou indiretamente com alunos surdos para o uso e a difusão da linguagem de Libras.

Outros cursos

Luciana informou também que o curso de Libras é um dos três cursos de capacitação oferecidos gratuitamente aos educadores da rede municipal. Os outros dois cursos são de Formação para Educação Infantil e curso sobre o “Método Teacch”.

Segundo a secretária de Educação;* o curso de formação continuada será ministrados entre os dias 1º a 8 de abril;* das 19 às 23 horas. Outro curso oferecido pela Secretaria de Educação é o de modelo “Teacch” no Ambiente Escolar para Alunos com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). As aulas serão ministradas nos dias 16 e 30 de abril;* 7 de maio e 2 de junho;* sempre das 8 às 17 horas.

Luciana destacou que o curso “Teacch” servirá para capacitar os professores participantes para compreender o funcionamento das crianças com autismo; atualizar conceitos com relação ao diagnóstico condutual e seus efeitos sobre a aprendizagem; além de oferecer informações sobre o modelo “Teacch” apresentando estratégias para as adequações curriculares necessárias dentro do proposto para cada nível de ensino e ou faixa etária.

A secretária de Educação enfatizou ainda que este trabalho busca atingir as múltiplas linguagens e se volta para a diversidade;* oferecendo aos educadores vários temas para serem trabalhos em sala de aula. “A preocupação é levar aos profissionais da área novas reflexões para uma educação transformadora;* de qualidade e que se renova tanto na teoria quanto na prática”;* afirmou.

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