A obra de revitalização do distrito de Varpa estão em pleno vapor. Iniciada efetivamente em janeiro desse ano;* a obra já se encontra em torno de 30% da intervenção concluída;* sendo na área central de Varpa.
Segundo o secretário de Planejamento;* Henry Fujita;* o plano inclui a modificação do revestimento das calçadas (com piso drenante);* melhoramento da infraestrutura;* implantação de itens de acessibilidade e projeto paisagístico com canteiros. Nesta primeira fase serão contempladas as calçadas que estão do lado das residências;* comércios e outros empreendimentos turísticos.
O projeto prevê também a revitalização da Praça 1º de Novembro;* serviços de paisagismo;* instalação de placas ornamentais e a urbanização de toda área central do distrito.
Outro destaque da proposta de revitalização de Varpa é a instalação da réplica de uma estátua existente na Letônia que será instalada sobre o monumento e a criação do Espaço do Artesão;* para que os produtores e artesãos do distrito possam expor e comercializar seus produtos.
Segundo o secretário de obras e infraestrutura;* Danilo Aguilar;* os trabalhos de revitalização seguem em ritmo acelerado. “Foi feito até o momento a demolição do piso do obelisco e o arrimo que inicialmente não estava previsto e conforme visto por ambas as partes se mostrou necessário para a construção do espaço do artesão”;* informa.
Aguillar ainda comentou que uma vez concluídos os tramites legais necessários à obra poderá ser entregue até junho de 2016. “Lembramos que estamos adentrando em períodos de chuvas intensas e muitas vezes a terra não seca o suficiente para continuarmos a obra. Mas fora isso a obra se encontra bem adiantada”;* ressalta.
Segundo a secretária de Turismo;* Márcia Felix;* o projeto de revitalização;* elaborado pela Secretaria Municipal de Planejamento;* tem como objetivo resgatar;* valorizar e preservar a cultura leta no distrito;* além de fortalecer o potencial turístico.
“Com o projeto de revitalização de Varpa a prefeitura estará contribuindo para preservação e valorização da cultura leta;* que deu origem ao distrito e consequentemente ao município de Tupã. A proposta também ajudará a desenvolver de forma sustentável a atividade turística em Varpa;* que sempre foi um dos principais atrativos turísticos de Tupã”;* destaca
Segundo ela;* o diferencial do projeto de reurbanização é que Varpa não recebia uma intervenção há décadas e graças à administração do prefeito Manoel Gaspar;* Varpa terá o distrito totalmente revitalizado.
“Temos o compromisso de cuidar de Varpa e vamos melhorar significativamente a infraestrutura desse distrito e;* consequentemente;* a qualidade de vida dos moradores dessa região e atrair também os turistas para a nossa região”;* afirma.
O projeto segue no valor de R$ 527.123;*73 com cronograma de um ano;* de acordo com a empresa vencedora da licitação que foi a CHEMAR Ltda.;* de Tupã. O valor da obra faz parte da verba do DADE (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias);* essa verba é para ser aplicada em obras que melhoram o município para receber turistas.
A secretária pede a compreensão e a paciência da população;* pois por se tratar de uma obra complexa visualmente;* acaba gerando alguns transtornos que no final da obra trarão inúmeros benefícios aos moradores e aos visitantes.
Tupã