Coordenadores pedagógicos e professores da Educação Infantil da rede municipal de ensino de Tupã estão tendo a oportunidade de refletir sobre estratégias de aprendizagem para crianças do pré I e pré II. O curso será realizado hoje, (dia 1º) e no dia 8, das 19 às 23 horas; e nos dias 2 e 9, das 8 às 17 horas.
Segundo a secretaria municipal de Educação, cerca de 70 professores já estão inscritos no curso de Educação Continuada, intitulada “Concepção e organização da Rotina na Educação Infantil”, que será ministrada pela professora mestre Dilza Martins.
Segundo a secretária de Educação, Luciana Leal, os objetivos da formação são de refletir sobre a rotina da educação infantil, para que a mesma contempla as diferentes linguagens; refletir sobre as boas situações de ensino para que os alunos tenham maiores condições de avançar nos saberes sobre a escrita e refletir sobre o porquê é tão importante o trabalho com projetos didáticos.
“As reflexões são especificamente com relação a questões ligadas ao trabalho com o conhecimento social no que se refere a questões ambientais. O curso está organizado de forma que contemplará o tema de construção das diferentes de linguagens pelas crianças e para as relações que estabelecem com os objetos de conhecimento, como movimento, música, artes visuais, linguagem oral e escrita, natureza e sociedade e matemática”, conta.
Na parte do conhecimento social, o curso inclui ainda reflexões sobre as idéias das crianças sobre o mundo social, especificamente às questões ambientais, tais como organização dos materiais, de forma que fique ao alcance dos alunos, e a distribuição das carteiras para que possibilite uma maior interação no grupo. Já na parte pedagógica, segundo a secretária, é debatido sobre a melhor organização do tempo de acordo com o estágio de desenvolvimento das crianças.
"A proposta é que os educadores repensem as práticas com base numa nova possibilidade teórica e prática para o desenvolvimento de um trabalho que possibilite um melhor desenvolvimento da criança", reforça a secretária.
Luciana destaca ainda que o curso supre uma carência no direcionamento do trabalho desenvolvido na Educação Infantil, que estava muito diversificado. "Essa formação nos fornece subsídios para a rotina escolar numa mesma linguagem, além de ser uma oportunidade para a troca de experiência", complementa.
Tupã