A Prefeitura de Tupã;* por meio da Secretaria Municipal de Cultura;* em parceria com o Sincomércio e o Thermas SESC Presidente Prudente;* realizará nesta sexta-feira (8) o Circuito SESC de Artes;* com programação especial de 70 anos do SESC. O Circuito estará montado na Praça da Bandeira e terá início às 16horas.
Segundo o secretário municipal de Cultura;* Anderson Medeiros;* este ano;* o evento percorre 114 cidades paulistas;* com o objetivo de ampliar o alcance a cada edição;* este ano serão seis cidades a mais que em 2015.
Em Tupã;* além da Praça de Alimentação e Feira de Artesanato;* com artesãos locais;* haverá também a apresentação do gaúcho Filipe Catto;* que presta homenagem à Cássia Eller;* cantando seus maiores sucessos como Malandragem;* Relicário;* E.C.T. e outros.
A programação contará também com o espetáculo de dança “Sr. Calvino”;* da Cia. Artesãos do Corpo; com o circo “Duelos Mágicos”;* de Felipe Gouveia e Willian Soares; literatura “Palavra + Imagem”;* da Cia. Alcina da Palavra; artes visuais “Selfie – HQ”;* teatro “A Saga do Herói Morto”;* da Cia. Caixote de Teatro; além do Cine Magia;* com exibição de curtas-metragens dirigidos pelo cineasta francês Georges Méliès.
O Circuito Sesc de Artes também está presente na Internet com o tema “Varpa: A Europa no Oeste paulista”;* onde reverencia o Distrito de Varpa com a sua história;* apontando suas origens e tradições. Veja programação completa abaixo.
“Este é um evento muito esperado pela nossa Secretaria;* pois reúne todos os segmentos artísticos e culturais do nosso país e oferece para a população tupãense o melhor da cultura nacional;* com diversas apresentações e atrações para todos os gostos”;* comenta o secretário Anderson Medeiros.
Anderson ressalta ainda que toda a programação é gratuita e para todas as idades. “É muito importante à participação da população;* até como um momento de interatividade entre os cidadãos. Os espetáculos SESC são de extrema riqueza cultural e eu acredito que vai agregar muito e animar a nossa sexta-feira”;* ressalta.
Circuito SESC de Artes
A programação itinerante terá 12 roteiros diferentes;* sendo que cada um deles vai percorrer de nove a 12 municípios. Serão 67 trabalhos artísticos e um total de 807 apresentações e intervenções artísticas nos fins de semana;* no período de 1º a 24 de abril;* com a participação de 311 artistas.
Entre os dias 8 e 10 de abril;* Tupã;* Oswaldo Cruz e Adamantina recebem o cantor gaúcho Filipe Catto;* que presta homenagem a Cássia Eller;* o espetáculo de dança Sr. Calvino;* da Cia. Artesãos do Corpo;* e a dupla de mágicos Felipe Gouveia e Willian Soares para o número Duelos Mágicos. Na semana seguinte;* de 15 a 17;* o trio composto por Ava Rocha (RJ);* Márcia Castro (BA) e Curumin (SP) faz uma releitura do repertório dos Novos Baianos em shows marcados para Lucélia;* Assis e Presidente Venceslau. Essas três cidades também recebem a Cia. Carroça dos Mamulengos (CE);* que apresenta uma peça de teatro de bonecos com música ao vivo.
Este ano;* a programação de cinema;* artes visuais e literatura chegará aos espaços públicos de forma pouco convencional. Inspirado nos traveling shows;* antigos carros itinerantes que iam de cidade em cidade apresentando toda sorte de atrações artísticas;* o Gabinete de Curiosidades e Habilidades vai oferecer ao público uma variada programação nessas áreas. A cenografia é de William Zarella.
Como nas outras edições;* as apresentações serão realizadas em espaços públicos;* com entrada gratuita e livre e mais de 600 horas de programação. Nessa iniciativa;* o Sesc SP tem a parceria das prefeituras e sindicatos do comércio locais. Para a coordenação dos trabalhos;* 19 unidades do Sesc em todo o estado serão envolvidas;* fornecendo todo o apoio às cidades vizinhas que recebem a programação cultural.
Programação com sinopses
O participante é convidado a se apropriar da obra criando seus personagens e suas tramas. Nesta oficina será possível elaborar sua própria história em quadrinhos em uma série de pranchas com marcações;* mas sem quaisquer desenhos ou diálogos.
Exibição de curtas-metragens dirigidos pelo cineasta francês Georges Méliès.
Acervo de livros ilustrados será oferecido por duplas de mediadores de leituras individuais e compartilhadas. Com Yvi de Lima e Silvani da Silva.
Dois mágicos duelam exibindo diversos números como uma bola de boliche que surge de uma folha de papel;* uma varinha gigante que aparece inusitadamente e até uma guilhotina que entra em cena de forma inesperada. Os espectadores são parte importante dessa disputa e convidados a participar.
Inspirado pelo universo do escritor italiano Ítalo Calvino;* o espetáculo apresenta figuras que se encantam pelos pequenos detalhes presentes no cotidiano das cidades e que passam despercebidos pela maioria das pessoas. Para o processo de criação;* a Cia. estudou dois personagens de Calvino: Marcovaldo e Palomar;* cuja atenção minuciosa pode surpreender.
A morte de um homem honrado em uma taberna muda a rotina de uma província. Em busca de uma grande recompensa oferecida pelo rei;* os habitantes se transformam em cavaleiros andantes que terão de enfrentar uma série de desafios e desventuras rumo ao reino de Cameló. O espetáculo cômico resgata o mito do herói por meio de sua jornada;* recriando personagens típicos da Idade Média;* para relembrar atitudes heroicas rotineiras e também propor uma reflexão sobre problemas sociais.
Depois de dois álbuns elogiados pela crítica especializada;* o cantor presta homenagem a uma de suas maiores influências na música;* Cássia Eller (1962-2001). Ele vai emprestar o seu timbre de contratenor para interpretar canções que ganharam ainda mais destaque na voz rouca da cantora e compositora;* como Malandragem;* Relicário e E.C.T.
Tupã