O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) realiza hoje, a partir das 9 horas, na no Sindicato Rural de Tupã, mais uma reunião do Projeto Feira do Produtor Rural. A novidade está sendo implantada em Tupã, através de parceria entre o SENAR, Sindicato Rural e a prefeitura.
A Feira do Produtor é um novo conceito de feira livre, com objetivo de ajudar o produtor rural a comercializar os mais diversos produtos disponíveis na propriedade, mesmo sem ter grande escala de produção.
De acordo a coordenadora do SENAR, Márcia Rotoli, a reunião de hoje é destinada aos produtores rurais e tem por objetivo apresentar o programa e receber adesões. A reunião acontecerá a partir das 9 horas, novamente na sede do Sindicato Rural de Tupã.
Os responsáveis pelo projeto também iniciarão o processo de seleção para definir os produtores rurais que participarão do programa. O projeto poderá atender no máximo 24 produtores.
Para participar do programa o interessado deve ser produtor rural ou atuando na agricultura familiar (assentamentos de reforma agrária, arrendatário ou meeiro) e residir preferencialmente no município ou nas cidades que fazem parte da base de atuação do Sindicato Rural.
Além disso, o interessado deve aderir ao programa Feira do Produtor Rural, assinando a concordância com o regulamento da feira, além de comparecer a no mínimo a 50% das atividades de cada módulo e ter 80% de presença final no programa.
Para manter o padrão de excelência estabelecido pelo programa, os produtores selecionados deverão participar de curso de capacitação e qualificação. O curso será desenvolvido de maio a novembro e terá carga horária de 272 horas, com aulas teóricas e atividades práticas.
Durante o curso, que tem sete módulos, os produtores vão aprender sobre valores como ética, justiça, respeito, compromisso com saúde e cidadania, além de noções sobre comercialização, produção e gestão de negócio.
O Módulo I abordará “Normas e Procedimentos”, enquanto o Módulo II vai trabalhar o tema “Produtos Rurais para Comercialização”. O Módulo III será sobre “Construções do Estande de Bambu”; Módulo IV sobre “Comercialização” e Módulo V, “Gestão do Negócio”.
Além do curso, o SENAR também acompanhará a realização de quatro Feiras do Produtor Rural, acompanhando os trabalhos até a consolidação do programa. A expectativa é quer nova feira inicie as atividades e o atendimento à população entre outubro e novembro.
Feira do Produtor
De acordo com o SENAR, a Feira do Produtor é um modelo inovador de feira livre que dá ao produtor rural a oportunidade de diversificar a produção e diminuir a sazonalidade de receitas ao longo do ano.
A iniciativa contribui para que os produtores rurais comercializem seus produtos de forma direta aos consumidores, melhorando a eficiência na distribuição dos alimentos.
Idealizada para ser uma referência em organização, gestão e comercialização, a Feira do Produtor Rural será uma feira diferenciada não só por atender apenas feirantes que produzem os itens que serão comercializados, eliminando a figura do atravessador.
A feira modelo também se diferenciará das feiras tradicionais por ser uma feira padronizada, com barracas construídas em bambu e com os feirantes uniformizados. Tanto as barracas quanto os uniformes serão viabilizados pelo SENAR.
A nova feira tratará inúmeros benefícios à população. Além de oferecer um novo canal de comercialização agregando renda aos produtores rurais, que serão capacitados para comercializar seus produtos diretamente ao consumidor, fortalecendo relação de confiança e respeito, a nova feira também será benéfica aos consumidores, que terão mais uma opção de compra, com produtos de qualidade e a preços reduzidos.
Tupã