Sebrae discute alternativas para o desenvolvimento do turismo

Obras e Planejamento - Quarta-feira, 20 de Abril de 2016


Sebrae discute alternativas para o desenvolvimento do turismo

Para fomentar ainda mais o turismo em Tupã;* o Serviço de Apoio as Micro e Pequenas Empresas do Estado de São Paulo (Sebrae-SP) realizou uma reunião nesta quarta-feira na sede da Associação Comercial de Tupã (ACIT);* onde foram discutidas alternativas para o fortalecimento do turismo local.

A reunião foi realizada em parceria com a prefeitura;* através da Secretaria Municipal de Turismo e contou com a presença dos representantes do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR) e representantes de hotéis;* bares;* rede hoteleira;* restaurantes;* entre outros.

O evento teve o objetivo de desenvolver novas idéias e fortalecer empresas voltadas ao segmento do turismo;* buscando uma melhora nos pequenos negócios.

Os trabalhos foram coordenados pela consultora de negócios do Sebrae;* Cristina Souza Aguiar;* que explicou que o objetivo inicial da reunião foi diagnosticar as necessidades e dificuldades enfrentadas pelo setor. Esses apontamentos deverão ser analisados pelo Sebrae;* que ajudará os participantes a superar os obstáculos;* contribuindo para o desenvolvimento e fortalecimento do turismo.

“Os problemas e necessidades foram passados para o papel;* agora vamos colocar em prática o nosso objetivo. Já começamos a elencar os principais pontos dos problemas e já nas próximas reuniões poderemos fazer a construção do plano de ação. Não adianta nós só apontarmos os problemas;* temos também que pensar na possibilidade e encontrar soluções para o que não nos agrada. É um grande começo para que Tupã se torne uma cidade mais atrativa para o turismo”;* relatou Cristiane.

O presidente do COMTUR;* Mário Vieira dos Santos;* destacou a importância de reuniões como a do Sebrae para o desenvolvimento do turismo. “Nós precisamos de reuniões deste tipo;* assim discutimos com pessoas que entendem do assunto e isso nos ajudará a melhorar em todos os aspectos o turismo da cidade”;* disse.

Segundo ele;* Tupã;* por se tratar de uma Estância Turística necessita de melhorias no segmento do turismo para atrair visitantes e turistas. “A partir dessas reuniões que estão acontecendo;* acredito que o setor do turismo terá melhorias. Estamos caminhando para que isso aconteça;* mas esse é um processo demorado. É um trabalho lento que requer paciência. Nós queremos que Tupã possa assumir;* de fato;* o papel de Estância Turística”;* enfatizou.

Ele ainda finalizou lembrando que é necessária a união da prefeitura;* da Secretaria Municipal de Turismo;* o COMTUR e os empresários do segmento do turismo.

“Estamos no caminho certo;* mas precisamos de união de todas as partes;* sozinhos não vamos a lugar nenhum. Nossa cidade tem potencial para melhorar o aspecto do turismo e com esses colaboradores conseguiremos modificar e melhorar o que precisa”;* disse.

Para o empresário e vice-presidente do COMTUR;* Wagner Luques;* é necessário esse tipo de reuniões para que os planos do turismo sejam executados de forma correta. “O Sebrae vem acrescentando dentro de toda proposta mais uma possibilidade de enriquecimento no turismo. A reunião abordou a necessidade dos empresários de melhorar o que já existe no segmento do turismo. Por isso precisamos realmente do apoio e da união de todos os empresários do setor”;* relatou.

Prefeitura da Estância Turística


Tupã