Para comemorar o mês do Contador de História;* a Oficina Cultural Tarsila do Amaral;* da cidade de Marília;* com apoio da Secretaria Municipal de Cultura;* levou a o grupo tupãense de contação de histórias “Cia. Flor de São João: Contadores de História” para apresentar o espetáculo “Brasil e África;* Histórias de Lá e de Cá” nas cidades de Herculândia e Borá.
O espetáculo tem o objetivo de resgatar a arte da contação de histórias;* proporcionar momentos de integração e lazer e despertar o hábito e o interesse pela leitura;* além de resgatar as crenças populares e ainda mostrar os costumes Africanos e Brasileiros.
Os eventos foram promovidos pela Oficina Cultural Tarsila do Amaral;* que vem estimulando a contação de histórias de diferentes maneiras. O projeto tem como objetivo realizar atividades gratuitas para aproximar a população das culturas;* crenças e de toda diversidade de linguagens artísticas.
A Oficina Cultural Tarsila do Amaral atua desde 1986 para a formação e a vivência da população no campo da cultura. A iniciativa faz parte de um programa da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo e é administrado pela organização social POIESIS – Instituto de Apoio a Cultura;* a Língua e a Literatura.
Segundo Marcinha Moureira;* contadora de histórias e fundadora da Cia. Flor de São João;* as Oficinas Culturais buscam fomentar a arte em seus diversos segmentos. “Nós da Cia. Flor de São João;* procuramos valorizar os segmentos da cultura através da arte;* incentivando assim;* os artistas a permanecerem nesse meio tão importante para a cultura”;* disse.
Ela afirma ainda que a Oficina Cultural Tarsila do Amaral busca valorizar a arte da contação de histórias;* que é pouco reconhecida. “O contador de histórias é pouco valorizado;* por isso;* agradecemos a atuação da Oficina Cultural Tarsila do Amaral;* que busca a valorização desse profissional e de outros artistas”;* relatou.
A Cia. Flor de São João composta por Marcinha Moureira;* Luciano Rodrigues;* Ariane Sousa e Leandro Moreira;* procura levar a arte da contação de histórias a toda população;* resgatando diversas culturas de cada região. Para dinamizar a narração;* a equipe utiliza bonecos;* fantoches;* dramatização e ainda abordam cantigas populares.
Para o secretário de Cultura;* Anderson Medeiros;* a contação de histórias ajuda as crianças a desenvolver seu imaginário;* assim como suas habilidades. “A Cia. Flor de São João: Contadores de História realiza um importante trabalho nas cidades;* pois esse trabalho estimula a leitura e ajuda as crianças a desenvolverem novas habilidades;* além de ampliar a visão sobre o mundo da leitura. Tenho que agradecer à Cia. Flor de São João pelo excelente trabalho. A prefeitura promove esses tipos de eventos para fomentar ainda mais a cultura em Tupã”;* finalizou Anderson.
Tupã