Curso de “Método Teacch” supera expectativa de professores da rede municipal

Educação - Terça-feira, 26 de Abril de 2016


Curso de “Método Teacch” supera expectativa de professores da rede municipal

A Secretaria Municipal de Educação iniciou no ultimo sábado (23);* o curso sobre o “Método Teacch”;* que está sendo ministrado pela professora;* Doutora em Educação Especial;* Fabiana Sayuri Sameshima. O curso;* oferecido a 80 professores;* tem atendido às expectativas dos educadores e visa aprimorar as práticas de ensino.

Segundo a secretária municipal de Educação;* Luciana Leal;* o objetivo da formação é oferecer mais informações sobre o “Método Teacch”;* a fim de aprimorar a implantação na rede municipal de ensino. O curso visa ainda auxiliar os professores a oferecer melhores condições de ensino e aprendizagem aos alunos com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) matriculados na rede municipal.

“Geralmente;* as áreas que mais necessitam de atenção dos professores são os procedimentos visuais e a memorização de rotinas e interesses especiais. O método serve para auxiliar o professor a encontrar as diferenças e dificuldades dos alunos para tornar a aprendizagem mais significativa. Eles vão substituir a lógica disciplinar pela lógica interdisciplinar;* além de buscar novos e diversificados procedimentos em favor da aprendizagem dos alunos”;* conta.

De acordo com Luciana;* o projeto esta sendo desenvolvido com professores da rede municipal de Educação Infantil (Pré I e Pré II) e Ensino Fundamental (1º ao 5º ano). Segundo ela;* o método “Teacch” é uma intervenção que por meio de materiais e atividades e organização de espaço;* permite aos alunos criar mentalmente suas próprias estratégias.

“Esse método possibilita às crianças a transformação de estruturas internas em estratégias;* e mais tarde;* fazer com quem os alunos tenham boa desenvoltura fora da sala de aula;* aproximando-os de lugares menos estruturados”;* afirmou.

Elogios e expectativas dos professores da rede municipal

Os professores da rede municipal disseram estar empolgados com o método e com a aplicação do curso nas salas de aula;* e afirmam que o projeto irá ajudar a compreender melhor o funcionamento e as dificuldades de cada aluno.

“O curso de formação de professores sobre o ‘Método Teacch’ está sendo um curso dinâmico;* objetivo;* claro e extremamente proveitoso. É uma formação esclarecedora que busca nos orientar;* ajudar;* auxiliar e contribuir efetivamente para a nossa prática;* tanto pessoal quanto profissional”;* relata a professora Camila Cristina Ribeiro.

De acordo com ela;* o curso além de auxiliar nos procedimentos e adequações curriculares;* possibilita identificar as dificuldades e habilidades de cada aluno;* ajudando assim;* no ensino de cada um.

“Nós estamos seguindo o passo a passo até a elaboração de uma proposta de organização do trabalho a ser desenvolvido;* isso nos proporcionará possibilidades de avanços;* e ainda desenvolver criatividades para tornar as aulas mais interessantes;* além de direcionar meu trabalho em sala de aula com mais segurança e objetividade”;* afirma.

Segundo as professoras Cláudia Roso Galego e Rosana Alexandre;* o curso está sendo enriquecedor para a formação dos professores e também uma ótima oportunidade de agregar conhecimentos para a vida pessoal.

“Estamos tendo a oportunidade de obter novos conhecimentos em relação ao ‘Teacch’;* esses conhecimentos são importantes para a nossa prática pedagógica em relação a diferentes métodos usados em sala de aula. Acreditamos que o curso nos ajudará a entender melhor a criança com autismo e também a trabalhar a alfabetização com essas crianças sem prejudicar o desenvolvimento pedagógico delas”;* relatam.

A professora Jhecy Aono contou que o curso oferecido pela Prefeitura trouxe boas impressões e ainda elogiou a ministrante do curso e o método. “O curso desde o início me trouxe boas impressões. No primeiro encontro;* a professora Fabiana nos apresentou novas características que desconhecíamos. A professora foi muito atenciosa;* interagindo com o grupo e solucionando os problemas e as dúvidas. Considero que o tema do curso é muito apropriado e acredito que será muito útil e relevante para nós professores”;* finaliza.

Prefeitura da Estância Turística


Tupã