O prefeito Manoel Gaspar esteve semana passada em São Paulo;* na sede empresa Rumo ALL;* que hoje é responsável pela malha ferroviária paulista;* onde tratou de assuntos de grande importância para Tupã e região.
Segundo Gaspar;* o trecho da ferrovia que passa por Tupã está hoje sob responsabilidade da Rumo ALL;* que foi criada recentemente com a fusão entre a América Latina Logística (ALL);* considerada maior empresa de transporte ferroviário do Brasil;* e a Rumo Logística;* que pertence ao grupo Cosan;* e que atua no ramo e exportação de açúcar pelo porto de Santos.
Acompanhado do secretário municipal de Planejamento;* Henry Fujita;* o chefe do Executivo tupãense se reuniu com o diretor de Relações Governamentais da Rumo ALL;* Emanuel Tavares. Durante o encontro;* Gaspar reivindicou a liberação da área que margeia a linha férrea para a construção do Parque da Estação.
“Como é de hábito;* eu continuo correndo atrás de conquistas que por mais difíceis que possam ser;* podem melhorar significativamente a nossa cidade e a qualidade de vida da nossa população. Foi assim que conseguimos viabilizar conquistas históricas para Tupã;* como o título de Estância Turística;* que parecia um sonho impossível; como a implantação da Unesp;* que era cobiçada por quase todas as cidades do Estado e o Instituto Federal;* que parecia algo inatingível. E é com essa mesma determinação e otimismo que estive na Rumo ALL pedindo a liberação de uma área de terreno baldio e para a construção do Parque Estação”;* afirmou.
Segundo Gaspar;* a obra;* que está prevista para ser construída ao lado da estação ferroviária;* no trecho entre a Vila Santa Rita de Cássia ao viaduto Dora Goldman;* garantiria uma profunda reurbanização da área.
Ele destacou que a prefeitura já viabilizou recursos da ordem de R$ 1 milhão para a obra;* liberados pelo deputado federal Arlindo Chinaglia;* mas que ainda depende concluir outras etapas burocráticas;* como a liberação do terreno;* para iniciar a construção.
De acordo com o chefe do Executivo;* o Parque da Estação contará com conjunto esportivo;* incluindo quadra de vôlei;* basquete;* futebol de salão;* além de um centro de eventos onde poderiam ser realizados granes festas e eventos como Carnaval;* a Semana da Solidariedade;* feira livre;* entre outros.
“O Parque Estação é um complexo lindo e maravilhoso. É um projeto que estamos trabalhando há mais de 2 anos e que vai revitalizar e valorizar aquela região. Já viabilizamos a destinação de uma verba de R$ 1 milhão;* graças ao apoio do deputado federal Arlindo Chinaglia;* mas ainda temos alguns trâmites a percorrer envolvendo a Caixa Econômica Federal;* Ministério do Turismo;* o patrimônio da União e a autorização para o uso do terreno da Rumo ALL. É um trabalho difícil;* árduo;* mas não estamos medindo esforços para superar todos os obstáculos e garantir mais essa importante conquista para nosso município”.
Reativação da ferrovia
Além da construção do Parque Estação;* Gaspar reforçou o pedido de reativação da ferrovia;* que contribuiria imensamente para o desenvolvimento de toda a região. Apesar da viabilidade da retomada do sistema ferroviário;* principalmente para o transporte de cargas;* a iniciativa tem esbarrado em questões ambientais e na existência da tribo indígena na cidade de Avaí.
“A retomada do trem é algo coisa de médio e longo prazo;* devido aos problemas ambientais em função de uma tribo indígena que fica às margens do rio. Então;* além de todos esses problemas ambientais;* tem ainda a questão da liberação da passagem na tribo indígena que fica em Avaí. Infelizmente muitas coisas no Brasil não acontecem devido à burocracia;* à imensidão de órgãos envolvidos;* um travando o outro o que dificulta muito nosso trabalho. Por isso se a gente não for atrás;* não brigar pelos interesses do município as coisas realmente não acontecem”;* lamentou.
“Eu acho que a gente não pode ficar trabalhando na perspectiva de um governo só;* tem obras que transcendem um governo para outro governo. O que realmente importa é benefício à população. Por isso estamos vamos fazendo nossa parte. Agora se por um motivo ou outro algo não der certo por questões políticas;* não vai ser por nossa falta de vontade;* ou por falta de garra da equipe porque estamos todos empenhados em fazer o que pé melhor para Tupã”;* finalizou.
Tupã