Alunos da rede municipal se preparam para Olimpíadas de Robótica

Planejamento e Infraestrutura - Sexta-feira, 29 de Abril de 2016


Alunos da rede municipal se preparam para Olimpíadas de Robótica "

Alunos de duas Escolas Municipais de Tupã;* “Governador Mário Covas” e “Gino Bolognesi”;* do distrito de Parnaso;* levarão o nome do município de Tupã para as etapas regionais das Olimpíadas de Robótica (OBR) de 2016;* que serão disputados em São José do Rio Preto no dia 25 de junho.

São 4 equipes formadas por alunos de 9 à 11 anos;* do 4º e 5º ano;* que estão se preparando na montagem e programação dos robôs. Segundo a secretária municipal de Educação;* Luciana Leal;* os treinos são realizados todas as terças e quintas–feiras. As 4 equipes representarão Tupã no nível 1 da Olimpíada;* que é destinado a alunos do ensino fundamental.

“Nossas equipes foram escaladas para a regional de São José do Rio Preto;* que ocorrerá no dia 25 de junho. A segunda fase será a estadual;* realizada em São Bernardo do Campo;* porém a data ainda não foi definida. Todos já estão muito ansiosos e preparados;* prontos para fazer o seu melhor”;* conta Luciana.

Segundo a proposta da organização da OBR;* o desafio consiste em simular uma área de desastre onde um humano não conseguiria entrar. O objetivo é criar e programar um robô que seja capaz de solucionar o problema e percorrer a área desviando de todos os destroços até encontrar as vítimas do desastre;* movendo-as para uma posição segura.

Segundo a secretária;* na proposta a vítima é representada por uma bola de isopor coberta por papel alumínio;* e a área segura seria um triângulo na cor preta colocado em local especifico estrategicamente definido pela organização.

“Os alunos passarão por um questionamento sobre a montagem;* programação;* calibração e estratégias usadas na construção dos robôs. O interessante é que existiram mais de uma possibilidade dos alunos superarem os desafios propostos e isso ficará por conta deles. Eles tomaram as decisões e criarão tudo da maneira que acharem melhor”;* relata.

Uma das regras da competição é que durante a disputa os alunos não podem pedir a ajuda dos professores e nem dos instrutores. Todas as equipes ficarão em suas áreas restritas e deverão resolver entre equipe os problemas que surgirem no decorrer das rodadas. As equipes estão em treinamento desde o início do mês de março.

De acordo com a secretária municipal de Educação;* Luciana Leal;* apesar de ter como foco a aprendizagem da matemática;* o projeto de Robótica Pedagógica tem ajudado os alunos a melhorar o desempenho dos alunos também em outras disciplinas.

As aulas de robótica permitem levar o aluno a explorar várias habilidades como concentração; raciocínio lógico; trabalho em equipe; verbalização; aplicação de conceitos multidisciplinares e desenvolvimento e aplicabilidade de conhecimentos ligados à sustentabilidade.

Além disso;* ao tornar as aulas mais atrativas;* as aulas de robótica também contribuem para reduzir a evasão escolar. Segundo ela;* outro ponto positivo do projeto é que a novidade tem incentivado os pais a acompanharem mais de perto a vida escolar dos filhos;* o que também é extremamente importante para o processo de formação;* desenvolvimento e aprendizado dos alunos.

Para ela;* trabalhar com a robótica ajuda a desenvolver as competências cognitivas dos alunos;* porque exige a mobilização de muitos conhecimentos;* principalmente da matemática e favorece a aquisição de novos saberes de forma prazerosa.

""A tecnologia está presente em nossas vidas;* no nosso dia a dia;* seja em empresas;* ocupando funções operárias;* seja executando funções cotidianas;* facilitando a vida de quem precisa”;* finaliza.

"

Prefeitura da Estância Turística


Tupã