"
Com menos de 15 dias para encerrar as inscrições;* cerca de 13 professores das escolas da rede municipal de ensino e aproximadamente 320 alunos já garantiram suas inscrições para participarem da 5ª Olimpíada de Língua Portuguesa “Escrevendo o Futuro”. As inscrições foram prorrogadas para até as 23h59 do dia 16 deste mês.
De acordo com a secretária municipal de Educação;* Luciana Leal;* a Olimpíada de Língua Portuguesa “Escrevendo o Futuro”;* é um concurso de produção de textos para alunos de escolas públicas de todo o país;* do 5º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio.
A iniciativa é do Ministério da Educação (MEC) e da Fundação Itaú Social;* com coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação;* Cultura e Ação Comunitária (Cenpec);* em 2016 promove sua 5ª edição.
Segundo o Luciana;* o tema desta edição é: “O lugar onde vivo”;* que possibilita aos alunos se envolver com a comunidade e aprofundar o conhecimento sobre a realidade do município.
""Esse tema possibilita uma reflexão do aluno sobre o lugar onde vive;* e também permite que o professor tenha um conhecimento sobre a realidade dos alunos"";* afirma.
De acordo com a secretária;* a Olimpíada tem caráter bienal e;* em anos pares;* realiza um concurso de produção de textos que premia as melhores produções de alunos de escolas públicas de todo o país. Já nos anos ímpares;* desenvolve ações de formação presencial e a distância;* além da realização de estudos e pesquisas;* elaboração e produção de recursos e materiais educativos.
De acordo com o regulamento;* a avaliação dos textos começa pela comissão escolar;* que faz a seleção das melhores produções no período de 10 a 19 de agosto. Em seguida;* acontecem as etapas municipal e estadual. Deste processo;* são escolhidos os 500 trabalhos que seguirão para a semifinal;* 125 de cada gênero.
Dentro do tema;* os professores podem inscrever trabalhos de quatro gêneros: poemas para alunos de 5º e 6º anos do Ensino Fundamental;* memórias literárias para 7º e 8º anos;* crônicas para 9º e 1º anos do Ensino Médio e artigo de opinião para estudantes de 2º e 3º anos do Ensino Médio.
As comissões julgadoras são compostas por professores;* representantes dos pais e alunos;* membros da comunidade;* especialistas de universidades;* representantes das instituições parceiras;* do MEC e da Fundação Itaú Social.
"Tupã