"
A Secretaria Municipal de Cultura preparou uma programação especial para o final de semana. Todas as apresentações serão totalmente gratuitas. O objetivo é comemorar o Dia das Mães de maneira especial com eventos na Praça da Bandeira.
A programação começa hoje com a apresentação da Orquestra Municipal “Maestro Júlio de Castro”. O show terá início às 20h30 horas;* na Praça da Bandeira. Considerada uma das principais jóias culturais de Tupã;* Orquestra Municipal iniciou suas atividades em 1947;* na época como “Banda Musical Municipal”. A Orquestra conquistou a população de Tupã e região por seu dinamismo e amor à música.
A banda;* que inicialmente contava com apenas 18 músicos abrilhantou por vários anos as antigas domingueiras na Praça da Bandeira. Após reger a banda por vários anos;* Júlio de Castro deixou o comando e é substituído pelo maestro Euclides Borges de Azevedo.
A corporação musical chegou a ser desativada por alguns anos;* sendo restaurada em 1961. Voltou a ser desativada e foi novamente reativada em 1974;* já sob comando de Antônio Boschin. Em 1974 a banda;* que era carinhosamente chamada de ""Furiosa"";* recebeu o nome de ""Maestro Júlio De Castro"";* numa justa homenagem ao seu primeiro maestro. Em 2004;* a corporação mudou sua nomenclatura;* passando a se chamar “Orquestra Musical Municipal Maestro Júlio de Castro”.
A recém fundada orquestra também passou a adotar estilo ""big band"";* sendo regida pelo maestro José Benedito dos Santos;* carinhosamente conhecido como ""Maestro Zezinho"".
A partir de janeiro de 2011 a corporação passou a ser dirigida e regida pelo músico Paulo Rogério;* “band leader” da orquestra e discípulo do Maestro Zezinho e desde 2013;* a orquestra é regida pelo maestro Anderson Amorim. A “Big Band"" de Tupã conta com naipes de saxofones;* trombones;* trompetes e também seção rítmica composta de guitarra e contra baixo elétricos;* teclados;* bateria e percussionistas;* entre outros.
A orquestra conta com uma biblioteca musical ampla e variada;* podendo organizar um repertório diferenciado e especial para cada ocasião. Com desenvoltura e talento a orquestra passeia pelos mais variados estilos da MPB;* Pop e música internacional;* interpretando sucessos consagrados em arranjos originais e arrojados e execuções que mostram a riqueza artística do grupo de instrumentistas.
Além de se apresentar nos eventos promovidos pela prefeitura a Orquestra “Maestro Júlio de Castro” também realiza apresentações a pedidos de entidades ou instituições. O agendamento pode ser feito via ofício ou através dos telefones 3491-3015 ou 3491-4138.
Dia das Mães
De acordo com o secretário de Cultura;* Anderson Medeiros;* as apresentações que serão realizadas de quinta a sábado fazem parte da edição especial do projeto Quinta com Arte;* dedicado às mães.
“Nós procuramos associar o Quinta com Arte com a programação do Dia das Mães. Assim é uma maneira de aproximar toda a família da cultura;* do artesanato e do lazer. Nosso objetivo é valorizar e desenvolver o trabalho dos artesãos;* e nesta semana;* especialmente comemorar com muita alegria uma data tão importante que é o Dia das Mães”;* disse.
Anderson ressalta que a Secretaria de Cultura preparou uma programação para unir ainda mais as famílias;* principalmente os filhos e as mães. “Pensamos com muito carinho em cada atração que será oferecida ao público durante esse final de semana. Esperamos trazer alegria;* diversão e principalmente momentos de amor entre as famílias”;* ressaltou.
O titular da Pasta falou ainda sobre as atrações dos próximos dias. “Além da Orquestra Municipal que se apresentará hoje;* amanhã teremos cortes de cabelo gratuito para mulheres pelo Hair Stylist Roberto Rodrigues;* com início às 19 horas;* e apresentação de cantores gospel às 20 horas. Já no sábado será a vez da apresentação da Orquestra de Viola para tocar o melhor da viola caipira. A apresentação começará as 20h30. Todas as atrações serão apresentadas na Praça da Bandeira;* no Espaço Cultural ‘José Anselmo Filho - Zé Pretinho’. Convido toda a população a participar do nosso evento”;* finalizou Anderson.
"Tupã