Nesta sexta-feira (6), a Prefeitura de Tupã, por meio da Secretaria Municipal da Educação, promove uma palestra para pais de alunos que possuem TEA (Transtorno do Espectro do Autismo), matriculados na rede municipal de ensino. O evento terá inicio às 19h e segue até às 22 horas. A palestra será ministrada pela professora e doutora Fabiana Sayuri Sameshima.
Segundo a secretária Municipal de Educação, Luciana Leal, o evento é dirigido aos pais de alunos autistas da rede municipal, equipe gestora, professores e alunos pesquisadores das escolas municipais. A palestra também servirá para esclarecer aos pais sobre a importância da implantação do modelo Teacch nas escolas municipais e também da parceria dos pais neste processo de um modelo que começa em casa.
De acordo com Luciana, o objetivo principal do encontro é oferecer o suporte necessário para que a família possa complementar em casa o trabalho realizado na unidade escolar.
“No decorrer do ano, promovemos cursos para formar os professores e agora é a vez de fazer o mesmo com os pais, para que eles possam desenvolver atividades que trabalhem a especificidade da criança. Além disso, oferecemos conhecimento teórico sobre o autismo, por meio de palestras como essa”, revela.
A secretária disse ainda que a Secretaria de Educação e as famílias são parceiras e trabalham juntas na busca pela melhor qualidade da aprendizagem dos alunos com autismo. Segundo ela, a Secretaria desenvolve ainda projetos nas escolas a fim de garantir atendimento educacional especializado, complementar à escolarização, a alunos com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento. Todos os projetos são acompanhados de perto pelos professores e profissionais da rede de ensino municipal.
Segundo Luciana, atualmente na rede municipal de ensino de Tupã, 15 alunos autistas recebem atendimento educacional especializado. São crianças acompanhadas por monitores que auxiliam nas atividades de higiene, alimentação, locomoção e, em alguns casos, na execução de atividades pedagógicas.
“É de extrema importância a presença de todos os pais que têm filhos autistas e também dos pais que têm curiosidade em saber como é o autismo e como conviver com esse transtorno. A palestra oferecerá informações importantes para serem utilizadas no dia a dia, com o propósito de interagir concretamente em situações de aprendizagem e convivência”, finaliza.
Tupã