Projeto incentiva participação dos pais na vida escolar

Educação - Sexta-feira, 06 de Maio de 2016


Projeto incentiva participação dos pais na vida escolar

Com o objetivo de potencializar a atuação dos pais na vida escolar;* a Prefeitura de Tupã;* por meio da Secretaria Municipal de Educação;* vem realizando diversas atividades e projetos para integrar as famílias tupãenses na educação dos alunos da rede de ensino municipal.

Segundo a secretária municipal de Educação;* Luciana Leal;* a participação dos pais na vida escolar dos seus filhos;* pode influenciar de forma significativa o desenvolvimento escolar da criança.

Um dos projetos contemplados pelo primeiro ano do Ensino Fundamental Ciclo I faz parte do “Programa Ler e Escrever”;* do governo estadual;* que incentiva a interação entre pais e filhos na escola.

“Essa iniciativa trata-se do Projeto Didático Brincadeiras Tradicionais;* onde em uma das etapas do projeto os pais são convidados a participarem ensinando brincadeiras aos alunos da Turma”;* conta.

De acordo com Luciana;* o envolvimento entre a escola e a família contribui significativamente para a formação de uma educação prazerosa;* qualitativa e de sucesso.

“Pode-se dizer que a escola é um prolongamento do lar;* onde o aluno se socializa com os outros e partilha o seu dia a dia. Assim;* a colaboração e interação dos pais com os professores se torna fundamental para incentivar os estudos. Bem como estreitar os vínculos entre escola e comunidade escolar. A escola faz parte do quotidiano do aluno e os pais devem estar envolvidos em todo o processo de aprendizagem”;* afirma.

De acordo com Luciana;* é cada vez mais importante sensibilizar os pais para participarem ativamente na vida escolar dos filhos. Ela conta ainda que durante as atividades a equipe da Secretaria pode constatar que quando os pais participam da educação dos filhos eles aprendem mais e melhor;* pois com o apoio da família se sentem motivados;* seguros;* estimulados e com vontade de aprender.

“Com o estabelecimento dos vínculos de parceria entre os educadores e os pais o aprendizado se torna mais significativo e eficiente. Dessa forma;* a escola deve sempre envolver a família dos alunos em atividades escolares. Não para falar dos problemas que envolvem a família atualmente;* mas para ouvi-los e tentar engajá-los em algum movimento realizado pela escola como os Projetos Didáticos desenvolvidos”;* comenta.

De acordo com a secretária;* quem mais ganha com esse projeto é a criança;* pois com a presença dos pais os alunos se sentem mais motivados a aprender;* como é o caso do pequeno Pedro Henrique Pinheiro de Oliveira;* aluno do 1º ano da EMEIEF Governador Mário Covas;* que conta o quanto é legal ter os pais participando das atividades.

“Foi muito legal ter a minha mãe na escola ensinando umas brincadeiras para meus amigos. Eu gosto muito quando ela vem e gosto das brincadeiras que fazemos!”;* conta.

A participação dos pais e responsáveis na gestão da escola pública está garantida pela lei municipal nº 6.794/2006;* que traz as normas de funcionamento dos Conselhos de Escola dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIS);* e das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEF).

Prefeitura da Estância Turística


Tupã