Nesta sexta-feira (13);* cerca de 330 alunos no ensino municipal de Tupã irão realizar as provas da 19ª edição da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). O projeto é voltado para estudantes de ensino fundamental e médio e tem por objetivo divulgar as disciplinas nas salas de aula. Aproximadamente 1 milhão de estudantes do país participarão da competição neste ano.
A olimpíada é organizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB);* sendo aberta à rede pública e particular. A prova envolve conceitos relacionados á Astronomia e Astronáutica e é constituída por perguntas envolvendo o ramo da Astronomia;* e também perguntas relacionadas à Astronáutica;* sendo organizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB).
Segundo a secretária municipal de Educação;* Luciana Leal;* o objetivo é incentivar o interesse do aluno pela ciência;* promovendo difusão de conhecimentos de forma lúdica e cooperativa.
“As escolas já realizaram o cadastro pela internet há alguns anos e vem renovando anualmente para dar oportunidade aos alunos de conhecerem um pouco mais sobre este conteúdo”;* conta.
Segundo a secretária;* as provas são divididas em 4 níveis. O “Nível 1” são para alunos matriculados no 1º ao 3º ano do fundamental; o “Nível 2” é direcionado para alunos do 4º e 5º ano; o “Nível 3” são para os 6º;* 7º;* 8º e 9º ano do ensino fundamental; e o “Nível 4” é direcionado a qualquer série do ensino médio.
De acordo com Luciana;* a realização da prova é uma oportunidade muito importante até mesmo para avaliar o aprendizado da criança;* já que o conteúdo é iniciado no 3º ano do ensino fundamental e se encontra presente no material do Ler e Escrever desta série como uma Sequência Didática de nome “Astronomia: O sistema solar;* seus planetas e outros mistérios do céu”.
“Os professores estão aplicando simulados para as crianças que estão disponíveis no próprio sistema da OBA. Após o dia 13;* depois de realizadas as provas;* é que será feita a inscrição de cada aluno com sua referida nota;* pois a prova é corrigida pelo professor representante de cada escola. A avaliação é constituída de 7 perguntas sobre Astronomia e 3 sobre Astronáutica”;* explica.
Luciana conta que os alunos das escolas João Geraldo Iori;* Mário Covas;* Odinir Magnani e Thiago Leandro já estão se preparando para a prova. Segundo ela;* todos os dias;* professores da rede municipal de ensino aplicam simulados;* interpretações de textos;* testes e até vídeos para a melhor compreensão dos alunos.
“Esse é um momento e uma oportunidade muito importante para os nossos alunos que esperam ansiosos pela sexta-feira;* onde testarão seus conhecimentos e aprendidos no decorrer destes meses de aula”;* ressalta.
Tupã