As escolas Municipais de Tupã, por meio da Secretaria Municipal de Educação, estão promovendo, desde a última semana, a 1ª reunião bimestral de pais e professores do ano letivo de 2016. Cada escola segue um calendário de reuniões já pré-estipulado no inicio do ano letivo.
Segundo a secretária municipal de Educação, Luciana Leal, o objetivo maior das reuniões é aproximar os pais da escola e deixá-los a par do trabalho pedagógico desenvolvido, assim como estimular a participação dos mesmos na rotina escolar do aluno.
“Essas reuniões são uma prática comum nas escolas, e são realizadas em momentos estratégicos como início e encerramento de bimestre, com o intuito de promover a participação efetiva de pais na escola”, conta.
Durante as reuniões cada escola, as escolas apontam diversos assuntos, onde os pais possam ter a oportunidade de conhecer a s.
Luciana revela ainda que as reuniões acontecem através de uma pauta elaborada pelos gestores e professores, focada no processo de ensino. A reunião segue com todos os envolvidos mostrando as intenções educativas da escola, proposta pedagógica de escola, assim como o projeto político pedagógico, regimento escolar e também a evolução da aprendizagem dos alunos, discutindo juntamente com os pais estratégias conjuntas para cada vez mais garantir o avanço dos alunos.
“As professoras mostram materiais, como produções dos alunos, Sequências Didáticas, Projetos Didáticos que estão sendo desenvolvidos com a Educação Infantil e também os materiais trabalhados pelo Ensino fundamental, como o Projeto Didático “Brincadeiras tradicionais” do Ler e Escrever, dentre outros”, revela.
A secretária finaliza ressaltando a importância dos pais participarem das reuniões escolares e reafirmando o objetivo das escolas com as famílias.
“Esses encontros devem fazer parte da realidade escolar como algo harmonioso e um centro de soluções para vida escolar dos alunos. Momentos como este aproximam as famílias das escolas, através de orientações, esclarecimento de dúvidas, estabelecendo uma relação de confiança e cooperação com os professores”, conclui.
Tupã