Avaliação de Densidade Larvária tem resultado satisfatório em Tupã

Saúde - Quarta-feira, 18 de Maio de 2016


Avaliação de Densidade Larvária tem resultado satisfatório em Tupã "

A Secretaria Municipal de Saúde de Tupã;* em parceria com a Superintendência de Controle de Endemias (SUCEN);* finalizou na última semana a primeira Avaliação de Densidade Larvária (ADL);* que mede o nível de infestação de larvas do mosquito transmissor do vírus da Dengue.

Durante as vistorias realizadas entre os dias 2 a 4 de maio;* foi constatado que Tupã obteve um resultado positivo com 0;*8 de ADL no município;* ou seja;* abaixo de 1;* uma classificação considerada como limite aceitável pelo Ministério da Saúde.

Segundo Isabel Nalon;* enfermeira da Secretaria Municipal de Saúde;* esse levantamento tem por objetivo avaliar os níveis de infestação de larvas do Aedes aegypti;* transmissor da dengue;* febre Chikungunya e zika vírus.

Ao todo 924 imóveis foram visitados;* em 120 quadras;* para realização do estudo;* que teve como resultado o índice de 0;*8. O número é considerado satisfatório e o levantamento será utilizado para desenvolvimento de ações de combate às doenças.

De acordo com Isabel;* para realizar a ADL o município foi dividido em duas áreas da cidade;* consideradas pontos importantes no município. A área 1 compreende a zona oeste e norte da cidade;* onde foram trabalhadas 64 quadras;* 425 imóveis trabalhados. Já na área 2;* composta pela zona sul e leste;* foram trabalhados 56 quadras;* 499 imóveis.

De acordo com dados da Secretaria;* no ano de 2015;* o resultado da ADL foi de 4;*1. A escolha do número e da localização dos imóveis visitados é definida por um sistema próprio da SUCEN;* com base em uma combinação de fatores.

“Em Tupã;* para esta avaliação foi definido que deveríamos ter avaliação em 850 imóveis em média;* escolhidos de forma aleatória;* por amostragem. A nossa equipe de cerca de 20 agentes de combate às endemias conseguiu visitar 924 imóveis;* ou seja;* passamos à média e o ADL esta bem abaixo do que o ano passado;* e isso é muito bom para o município;* pois mostra que nosso trabalho continuo contra a dengue vem dando certo”;* conta

De acordo com parâmetros do Ministério da Saúde;* quando o índice obtido é menor que 1;*0;* o resultado é considerado satisfatório;* como é o caso de Tupã. De 1;*0 a 3;*9;* estado de alerta; e acima de 4;*0;* alto risco. Na avaliação realizada no ano passado;* Tupã também obteve resultado considerado de alto risco.

Isabel afirmou que a Avaliação de Densidade Larvária é de extrema importância para que a Administração possa programar as ações de combate ao Aedes aegypti. “Este é um levantamento muito importante;* pois nos dá base para definirmos estratégias de combate ao Aedes aegypti. O resultado obtido na avaliação indica que a equipe está no caminho certo. É um resultado bastante positivo;* pois mostra que estamos tendo resultados nas ações realizadas”;* finalizou.

Combate Contínuo

A prevenção é uma das principais maneiras de se evitar a dengue;* febre chikungunya e zika vírus. Além das ações da Prefeitura;* com manutenção e limpeza das áreas públicas;* a população tem também um importante papel no combate ao mosquito Aedes aegypti.

Somente este ano;* agentes do setor de endemias da Secretaria Municipal de Saúde já realizaram 55.237 vistorias para a remoção e a eliminação dos criadouros do mosquito.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde;* medidas simples podem ajudar a deixar o mosquito bem longe das residências;* evitando assim a proliferação e a disseminação das doenças causadas pelo Aedes aegypti.

Confira algumas dicas de prevenção

Coloque o lixo em sacos plásticos e mantenha a lixeira bem fechada.

Não jogue lixo em terrenos baldios.

Mantenha a caixa d’água sempre fechada com tampa adequada.

Mantenha bem tampados tonéis e barris d’água.

Jogue no lixo todo objeto que possa acumular água;* como embalagens usadas;* potes;* latas;* copos;* garrafas vazias etc.

Lave semanalmente por dentro com escova e sabão os tanques utilizados para armazenar água.

Mantenha o saco de lixo bem fechado e fora do alcance de animais até o recolhimento pelo serviço de limpeza urbana.

Não deixe a água da chuva acumulada sobre a laje.

Remova folhas;* galhos e tudo que possa impedir a água de correr pelas calhas.

Encha de areia;* fure ou vire os pratinhos de plantas.

Retire a água acumulada das lajes e calhas.

Guarde pneus em lugares cobertos.

Guarde garrafas e baldes sempre virados para baixo.

Mantenha a tampa do vaso sanitário abaixada.

Ao sair de casa;* feche a tampa dos ralos internos ou cubra-os com tapetes ou objetos.

"

Prefeitura da Estância Turística


Tupã