O Sindicato Rural de Tupã e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) estão ministrando curso preparatório do Programa Feira do Produtor Rural, que está sendo implantada em Tupã, através de parceria com a prefeitura.
Idealizada para ser uma referência em organização, gestão e comercialização, a Feira do Produtor Rural será uma feira diferenciada não só por atender apenas feirantes que produzem os itens que serão comercializados, eliminando a figura do atravessador.
A iniciativa contribui para que os produtores rurais comercializem seus produtos de forma direta aos consumidores, melhorando a eficiência na distribuição dos alimentos.
Novo conceito de feira livre, a Feira do Produtor também ajuda o produtor rural a comercializar os mais diversos produtos disponíveis na propriedade, mesmo sem ter grande escala de produção.
A feira modelo se diferencia ainda das feiras tradicionais por ser uma feira padronizada, com barracas construídas em bambu e com os feirantes uniformizados. Tanto as barracas quanto os uniformes serão viabilizados pelo SENAR.
De acordo a coordenadora do SENAR, Márcia Rotoli, a Feira do Produtor é um modelo inovador de feira livre que dá ao produtor rural a oportunidade de diversificar a produção e diminuir a sazonalidade de receitas ao longo do ano.
A nova feira também trará inúmeros benefícios à população. Além de oferecer um novo canal de comercialização agregando renda aos produtores rurais, que serão capacitados para comercializar seus produtos diretamente ao consumidor, fortalecendo relação de confiança e respeito, a nova feira também será benéfica aos consumidores, que terão mais uma opção de compra, com produtos de qualidade e a preços reduzidos.
Programação
Com o objetivo de manter o padrão de excelência, os produtores selecionados para participar da Feira do Produtor Rural devem participar de curso de capacitação e qualificação com carga horária de 272 horas, com aulas teóricas e atividades práticas.
Segundo Márcia Rotoli, durante o curso os produtores vão aprender sobre valores como ética, justiça, respeito, compromisso com saúde e cidadania, além de noções sobre comercialização, produção e gestão de negócio.
De acordo com a programação, o curso preparatório, que foi iniciado nos dias 6 e 7 de maio, terá continuidade nesta sexta e sábado (dias 20 e 21), das 9 às 12 horas, no Sindicato Rural, quando será concluído o Módulo I, “Normas e Procedimentos”.
Nos dias 3 e 4, e 17 e 18 de junho, das 8 às 17 horas, no Sindicato Rural, será ministrado o Módulo II, “Produtos Rurais para Comercialização”. Já o Módulo III, “Construções do Estande de Bambu”, será realizado nos dias 8 e 9, 15 e 16, 22, e 23 e 29 de julho, no recinto da Exapit.
A programação continua nos dias 26 e 27 de agosto e 9 e 10 de setembro, das 8 às 17 horas, no Sindicato Rural, quando será ministrado Módulo IV, com o tema “Comercialização”. Já o Módulo V, “Gestão do Negócio”, será trabalhado nos dias 23 e 24 de setembro e 7 e 8 de outubro, também das 8 às 17 horas, no Sindicato Rural.
No módulo 6 serão realizadas quatro edições experimentais da Feira do Produtor Rural. As feiras acontecerão nos dias 21 de outubro (sexta-feira), das 13 às 17 horas; dia 22 de outubro (sábado), das 8 às 17 horas; dia 28 de outubro (sexta), das 13 às 17 horas e no dia 29 de outubro (sábado), das 8 às 17 horas.
Já o último módulo, que marca a consolidação do projeto, acontecerá no mês nos de novembro, nos dias 4 (sexta), das 13 às 17 horas, e 5 (sábado), das 8 às 17 horas; nos dias 11 (sexta), das 13 às 17 horas, e 12 (sábado), das 8 às 17 horas, e ainda nos dias 22 (terça), das 8 às 17 horas e 23 (quarta), das 13 às 22 horas.
Tupã