O foco dos técnicos da vigilância são estabelecimentos que comercializam alimentos
A Vigilância Sanitária Municipal de Tupã realizou entre os dias 04 e 07 de julho;* um curso que visa o treinamento de técnicos responsáveis pelas inspeções no comércio varejista de alimentos. O curso foi ministrado pelo professor Fernando Donalonso da Escola Senai “José Polizotto” de Marília. Durante a capacitação o professor abordou assuntos relacionados à área de alimentação;* além dos diversos tipos de contaminantes decorrentes da falta de práticas de higiene;* manipulação e armazenamentos de produtos alimentícios.
O foco dos técnicos da vigilância serão lanchonetes;* bares;* restaurantes;* vendedores ambulantes;* dentre outros estabelecimentos. De acordo com a diretora de área de Vigilância Sanitária;* Silmara Amaral;* o curso teve uma grande importância para o setor;* permitindo esclarecer as dúvidas encontradas durante as inspeções;* assim como orientar os estabelecimentos de uma forma eficaz e explicar quais medidas que devem ser tomadas pelos proprietários dos estabelecimentos.
Neste sentido;* Silmara ainda ressalta que;* a Vigilância Sanitária está orientando os estabelecimentos sobre a atual legislação em vigor. “O setor está se organizando para realizarmos palestras juntamente com o Senai;* com enfoque nas boas práticas de manipulação de alimentos.”
Ela conta que isto é uma necessidade verificada nas inspeções que são feitas diariamente nos locais que comercializam produtos alimentícios. Silmara ainda reforça um pedido a população sobre as denúncias de estabelecimentos irregulares. “A população pode registrar denúncia quanto à situação de produtos alimentícios adulterados ou outra situação na Vigilância Sanitária.”
O curso foi realizado de acordo com uma nova legislação publicada em Abril pelo Centro de Vigilância Sanitária Estadual (Portaria CVS Nº 5/2013);* que aprovou o Regulamento Técnico sobre Boas Práticas para estabelecimentos comerciais e serviços de alimentação e o roteiro de inspeção. Agora a autoridade sanitária pode fazer a avaliação do risco sanitário e concluir sobre a condição de funcionamento do estabelecimento inspecionado.
A Vigilância fica na Rua Carijós nº 921;* e os telefones para contato são: 3496-6645 ou 3491-2873
Prefeitura da Estância Turística
Tupã