Hoje, um dos maiores desafios na educação é trabalhar com as séries iniciais. Neste período tanto a escola como a família tem um papel fundamental no processo de alfabetização dos pequenos estudantes, garantindo assim o atendimento e intervenções necessárias aos alunos que não atingiram as expectativas de aprendizagem previstas.
Segundo Luciana Leal, secretária Municipal de Educação, no início do ano letivo, logo após a realização das sondagens diagnósticas iniciais, as escolas municipais se organizaram para formarem os grupos participantes da adequação curricular de matemática e de língua portuguesa.
De acordo com a secretária, respeitar as particularidades de cada aluno é muito importante, já que dificuldades de aprendizagem, disciplina e maturidade influenciam muito no processo ensino-aprendizagem.
“Cada caso deve foi examinado cuidadosamente, respeitando as individualidades e necessidades de cada um, propondo assim um trabalho de dedicação exclusiva, focando oferecer situações diversas para melhor aprendizagem”, conta.
Segundo Luciana, os estudantes do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, diagnosticados com alguma dificuldade de aprendizagem, participam do reforço para melhorar o desempenho escolar. Ele ocorre duas vezes por semana, no contraturno das aulas. Para que o professor conheça e acompanhe melhor cada dificuldade, são atendidos no máximo sete alunos por turma.
“Para obter um resultado satisfatório, as metodologias utilizadas no acompanhamento, devem ser diversificadas de acordo com os conteúdos que necessitam de apoio paralelo, porém diferente do que já vem sendo trabalhado em sala de aula, porque os alunos não são iguais e as informações não chegam da mesma forma para todos”, afirma.
A secretária afirma ainda que se o reforço escolar for compreendido como um acompanhamento contínuo e paralelo, não há dúvida de que dificuldades serão sanadas, habilidades aprimoradas e desempenhos visivelmente melhores.
Lembrando que os professores que participam desta proposta são criteriosamente selecionados, se reúnem para planejamento coletivo na secretaria municipal de educação e todo trabalho desenvolvido e avanços alcançados são acompanhados pontualmente.
“De forma contínua e paralela, o reforço escolar é vantajoso tanto para o aluno quanto para o professor, porque o educando apresenta uma melhora contínua, e o processo de aprendizagem transcorre sem interrupções, atendendo o objetivo esperado. Porém, se realizado somente no final do semestre, poderia ser tardio comprometendo todo processo em questão”, ressalta.
Este ano, cerca de 180 alunos são atendidos pelo programa nas escolas municipais, no ano passado cerca de 110 crianças foram beneficiadas pelas aulas de reforço. Ao todo são 18 turmas distribuídas nos períodos da manhã e da tarde.
Tupã