A prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Cultura realizou na última sexta-feira (20) a 1ª edição do projeto “Arte na Praça” que surgiu para ampliar o projeto Quinta com Arte.
A primeira noite do projeto reuniu um grande público na Praça “Anísio Carneiro”;* popularmente conhecida como praça do “Findalinha”. O novo projeto será realizado nas quintas-feiras e na terceira sexta-feira de cada mês tem o objetivo de levar música;* dança;* teatro;* cinema e cultura para todas as praças da cidade.
A primeira edição do evento contou com a participação do DJ Bruno Balbo;* da personal trainer Dani Fit;* que ensinou coreografias de zumba e distribuiu brindes para a população e a massoterapeuta Renata Silva;* que proporcionou momentos de lazer oferecendo massagens gratuitas.
Segundo o secretário municipal de Cultura;* Anderson Medeiros;* a 1ª edição do Arte na Praça foi um sucesso de público. No Arte na Praça;* os artesãos também tiveram oportunidade de expor seus artesanatos para divulgar ainda mais os trabalhos.
“Nós pudemos observar como a população se interessou no nosso novo projeto. A primeira noite do Arte na Praça teve um ótimo público prestigiando nosso evento e isso nos motiva a realizar mais eventos em todas as praças da cidade. A equipe da Secretaria de Cultura fica muito feliz em ver que o projeto está se concretizando”;* disse.
Anderson ressaltou ainda que além de todas as atrações;* a Geloteca também foi um dos grandes sucessos do Arte na Praça. “Além de todas as atividades que temos no projeto;* tivemos ainda a inauguração da Geloteca que é uma geladeira grafitada cheia de livros. A Geloteca proporciona momentos de leitura a toda população;* pois cada um pode levar os livros pra casa;* trocar ou sentar na praça e ler. Com isso;* podemos aproximar a população da leitura”;* relatou.
Elogios unânimes
A artesã Adélia Yushia agradeceu a Secretaria Municipal de Cultura por incentivar cada vez o trabalho dos artesãos e artistas na cidade. “Essa iniciativa é muito importante para a população e para nós;* artesãos. Antigamente esses eventos eram realizados apenas duas vezes por ano;* agora temos a oportunidade de mostrar nossos trabalhos todas as semanas;* na Praça da Bandeira e em várias regiões da cidade. Hoje tivemos pessoas de outras cidades prestigiando o projeto e nossos artesanatos. Pra nós artesãos é muito gratificante”;* disse.
Marcelo Leandro foi até a Praça do “Findalinha” também foi prestigiar o evento e revelou que a iniciativa da Prefeitura é de grande importância para a população e principalmente para os jovens.
“A cidade e a população precisam de eventos como esse;* já que aqui nós temos contato com arte;* cultura;* danças e hoje estamos recebendo massagem gratuita. É um evento muito bacana;* pois deixou nossa sexta-feira mais animada. A Secretaria de Cultura está de parabéns por esse evento”;* disse.
O evento atraiu;* inclusive;* pessoas de outras cidades da região. Adilson de Souza. Por exemplo;* é morador da cidade de Marília e estava em Tupã a trabalho. Ele revelou que aproveitou para passear pela cidade;* parou para acompanhar o evento e elogiou o trabalho da Secretaria de Cultura.
“É bonito de se ver um evento como esse. Essa iniciativa aproxima os jovens da cultura e da arte. Estou vendo atividades que nas praças da região não tem e aqui a Prefeitura vem realizando”;* relatou.
Parcerias
O projeto Arte na Praça conta com várias parcerias;* incluindo a personal trainer Dani Fit e a massoterapeuta Renata Silva.
Dani Fit animou a população com aula de zumba gratuita. “Além de levar aula de zumba pra quem é praticante e pra quem ainda não conhece;* o evento aproxima a população da cultura. Fazia tempo que não tinha atividades como essa em diversas praças;* agora todas as regiões da cidade terão contato com a cultura e lazer em um único lugar”;* disse.
Já a massoterapeuta Renata Silva realizou um trabalho voluntário para oferecer massagens gratuitas à população. Na oportunidade ela ainda explicou os benefícios da massagem ayurvédica.
“Muita gente ainda não conhece os benefícios da massagem ayurvédica;* por isso me propus a oferecer massagens e explicar seus benefícios. A população precisa conhecer esse novo método;* pois esse é um tratamento que trabalha em todos os pontos do corpo e principalmente a parte emocional”;* disse.
Tupã