Sessão simultânea de leitura movimenta rede municipal de ensino

Planejamento e Infraestrutura - Segunda-feira, 30 de Maio de 2016


Sessão simultânea de leitura movimenta rede municipal de ensino

As escolas municipais realizaram na semana passada uma modalidade de leitura diferenciada com os alunos. Nomeada como “sessão simultânea de leitura”;* o projeto envolve todos os funcionários da escola para realizarem uma leitura para as crianças.

Segundo a secretária municipal de Educação;* Luciana Leal;* as escolas ficaram durante três dias engajadas na preparação do evento. A seleção dos livros foi feita pelos professores que apresentaram as obras para que as crianças;* dando a oportunidade delas escolherem quais livros gostariam que fosse lido no dia da leitura.

De acordo com a secretária;* as crianças tem a possibilidade de escolherem entre dois ou mais livros sem saber quem fará a leitura;* o que torna o projeto mais interessante e envolvente.

Segundo Luciana;* atividades como esta são realizadas desde a Pré-escola e seguem até o quinto ano. O objetivo do projeto é estimular a leitura;* desenvolver o prazer literário;* as capacidades e os comportamentos leitores por meio da modelização realizada pelos professores para que s crianças cresçam e se tornem leitores proficientes;* capazes de construir sentido dentro do gênero textual e contexto de produção;* para que a leitura seja significativa.

Ainda segundo Luciana;* a leitura simultânea será realizada uma vez por mês em todas as escolas municipais;* devido ao grande sucesso que foi entre as crianças. “A Leitura abre a janela do conhecimento e nos permite viajar no tempo;* espaço conhecer a história e lugares por meio da imaginação”;* concluiu.

Para a professora do Projeto Pequerrucho-CEI;* Daniele de Castro Silva;* participar da sessão simultânea de leitura foi uma experiência rica e de grande desenvolvimento tanto no âmbito pessoal quanto no profissional.

“Fui surpreendida positivamente pela participação ativa das crianças que demonstraram um grande interesse e comportamento leitor durante a realização da atividade”;* conta.

A coordenadora do centro de Integração da Criança e Adolescente (CIM);* Maria Filomena Pantolfi;* disse também ter aprovado o projeto e conta ainda sobre a importância da leitura na vida da criança.

“Participar do Projeto Sessão Simultânea foi um imenso prazer;* alias;* leitura é sempre um prazer. O livro que as crianças escolheram foi ‘Rinocerontes não comem panquecas’;* e o local escolhido foi em meio à natureza;* o que é um diferencial do projeto;* pois ele nos dá autonomia para escolhermos o ambiente”;* afirma.

A coordenadora disse ainda que a leitura foi feita numa roda;* e que no final da leitura foi feita uma discussão com os alunos sobre o que o livre discute. “Mesmo sendo pequeninos;* nos seus quatro e cinco aninhos;* percebemos nas crianças que eles se interessaram pelo assunto e entenderam direitinho os aspectos importantes e a discussão apresentada pelo livro. São projetos assim que as crianças necessitam;* por isso a secretaria esta de parabéns pela iniciativa com os nossos pequenos”;* conclui.

Prefeitura da Estância Turística


Tupã