As escolas municipais realizaram na semana passada uma modalidade de leitura diferenciada com os alunos. Nomeada como “sessão simultânea de leitura”;* o projeto envolve todos os funcionários da escola para realizarem uma leitura para as crianças.
Segundo a secretária municipal de Educação;* Luciana Leal;* as escolas ficaram durante três dias engajadas na preparação do evento. A seleção dos livros foi feita pelos professores que apresentaram as obras para que as crianças;* dando a oportunidade delas escolherem quais livros gostariam que fosse lido no dia da leitura.
De acordo com a secretária;* as crianças tem a possibilidade de escolherem entre dois ou mais livros sem saber quem fará a leitura;* o que torna o projeto mais interessante e envolvente.
Segundo Luciana;* atividades como esta são realizadas desde a Pré-escola e seguem até o quinto ano. O objetivo do projeto é estimular a leitura;* desenvolver o prazer literário;* as capacidades e os comportamentos leitores por meio da modelização realizada pelos professores para que s crianças cresçam e se tornem leitores proficientes;* capazes de construir sentido dentro do gênero textual e contexto de produção;* para que a leitura seja significativa.
Ainda segundo Luciana;* a leitura simultânea será realizada uma vez por mês em todas as escolas municipais;* devido ao grande sucesso que foi entre as crianças. “A Leitura abre a janela do conhecimento e nos permite viajar no tempo;* espaço conhecer a história e lugares por meio da imaginação”;* concluiu.
Para a professora do Projeto Pequerrucho-CEI;* Daniele de Castro Silva;* participar da sessão simultânea de leitura foi uma experiência rica e de grande desenvolvimento tanto no âmbito pessoal quanto no profissional.
“Fui surpreendida positivamente pela participação ativa das crianças que demonstraram um grande interesse e comportamento leitor durante a realização da atividade”;* conta.
A coordenadora do centro de Integração da Criança e Adolescente (CIM);* Maria Filomena Pantolfi;* disse também ter aprovado o projeto e conta ainda sobre a importância da leitura na vida da criança.
“Participar do Projeto Sessão Simultânea foi um imenso prazer;* alias;* leitura é sempre um prazer. O livro que as crianças escolheram foi ‘Rinocerontes não comem panquecas’;* e o local escolhido foi em meio à natureza;* o que é um diferencial do projeto;* pois ele nos dá autonomia para escolhermos o ambiente”;* afirma.
A coordenadora disse ainda que a leitura foi feita numa roda;* e que no final da leitura foi feita uma discussão com os alunos sobre o que o livre discute. “Mesmo sendo pequeninos;* nos seus quatro e cinco aninhos;* percebemos nas crianças que eles se interessaram pelo assunto e entenderam direitinho os aspectos importantes e a discussão apresentada pelo livro. São projetos assim que as crianças necessitam;* por isso a secretaria esta de parabéns pela iniciativa com os nossos pequenos”;* conclui.
Tupã