A Secretaria Municipal de Educação encerrou na semana passada;* a primeira etapa do projeto de “Literatura e Formação de Leitores”;* desenvolvida pela EMEIEF “Prof. José Maris”;* que tem como objetivo principal despertar nas crianças o gosto pelo texto literário e desenvolver o lado lúdico da leitura.
Segundo a secretária municipal de Educação;* Luciana Leal;* o projeto que foi iniciado em 2013 é desenvolvido para as crianças do Pré I e Pré II. A iniciativa trabalha com situações que contribuem para a construção de conhecimento sobre leitura e escrita.
De acordo com Luciana;* a apresentação dos alunos;* que foi realizado no período noturno;* contou com a participação da equipe escolar;* com os pais e também com a presença da equipe da Secretaria Municipal da Educação.
Segundo ela;* os alunos do Pré I desenvolveram atividades voltadas à obra literária “A arca de Noé”;* de Vinícius de Moraes. “A iniciativa consiste no estudo de obras literárias que realizamos neste bimestre;* e este livro é uma das mais importantes produções poéticas voltadas às crianças”;* afirma.
Segundo a professora Janete... ;* esse projeto desenvolve o gosto da criança pela leitura;* enfatizando diferentes gêneros literários. Segundo ela;* durante o decorrer do projeto foram trabalhadas atividades relacionadas com o livro como a leitura em voz alta;* a importância dos personagens;* a pesquisa;* sistema de escrita;* rimas;* visualizações de obras de arte e listas ressaltando o gênero literário.
“Com a culminância do projeto;* percebemos que os alunos se mostraram interessados;* motivados e incentivados com a importância da leitura;* que é capaz de transformar pequenas crianças em cidadãos críticos”;* conta.
De acordo com a professora durante as apresentações as crianças também declamaram poesia;* cantaram e dançaram. “As apresentações e todo trabalho desenvolvido durante esse bimestre comprovam que por meio da aquisição da linguagem;* podemos nos expressar de diversas formas. Permitem-nos também expressar pensamentos;* emoções;* sentimentos entre outros. Conforme vamos aprendendo a desenvolver as diferentes linguagens;* vamos aprendendo a pensar”;* ressalta.
Tupã