Os alunos da EMEIEF “Governador Mário Covas” e EMEIEF “Gino Bolognesi” representarão o município de Tupã na Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) em São José do Rio Preto. A competição acontecerá no próximo dia 25;* no Campus do Centro Universitário do Norte Paulista (UNORP).
São 5 equipes formadas por alunos de 4º e 5º anos;* que competirão com outras 31 equipes;* todas formadas por estudantes de colégios particulares. As equipes classificadas na etapa regional participarão da estadual;* que ocorrerá no campus do Centro Universitário da Fundação Educacional Inaciana “Padre Sabóia de Medeiros” (FEI) em São Bernardo do Campo;* no dia 13 de agosto.
As competições acontecem nacionalmente para incentivar os alunos a participarem de Olimpíadas voltadas à iniciação científica na área de conhecimento trabalhado nas Escolas.
Segundo a secretária municipal de Educação;* Luciana Leal;* neste ano o desafio da competição é construir um robô que seja capaz de passar por uma área simulada de desastre. “Além disso;* o robô terá também que desviar de todos os obstáculos;* e resgatar vítimas;* movendo-as para uma posição segura.”;* disse.
Luciana ainda explica que os alunos tem se empenhado nos treinamentos. Os treinos servem para que as equipes tenham um entrosamento;* além de estimular um raciocínio rápido no dia da competição oficial.
“Os competidores não têm conhecimento prévio do percurso que o robô terá que seguir;* por isso com os treinos possibilitamos que eles tenham um raciocínio rápido e ampliamos também as possibilidades de resolução a serem usadas na olimpíada. No último treino as equipes participaram de uma competição entre si nos moldes da oficial;* para que tenham noção básica dos funcionamentos”;* explicou.
A Secretaria de Educação ressaltou que mesmo que os alunos estejam preparados e tenham conhecimento técnico adquirido ao longo dos treinos;* é necessário o apoio de familiares e da população.
“Apesar do conhecimento adquirido por eles durante o período do treinamento;* é importante que os familiares estejam presentes no dia da competição oficial para apoiar os competidores. Assim;* eles podem se sentir confiantes para que façam uma excelente olimpíada”;* disse.
Luciana finalizou enfatizando a importância da Robótica para a concentração;* raciocínio lógico;* trabalho em equipe;* verbalização;* aplicação de conceitos multidisciplinares e desenvolvimento e aplicabilidade de conhecimentos ligados à sustentabilidade.
“O projeto de Robótica Pedagógica ajuda os alunos a melhorar o desempenho em todas as disciplinas;* possibilita que as aulas sejam mais atrativas e contribui ainda para reduzir a evasão escolar. Outro ponto positivo da Robótica é aproximação e o interesse dos pais na vida escolar dos filhos;* o que é extremamente importante para a formação dos alunos”;* finalizou.
Tupã