Varpa recebe réplica do Monumento da Liberdade da Letônia

Planejamento e Infraestrutura - Quarta-feira, 15 de Junho de 2016


Varpa recebe réplica do Monumento da Liberdade da Letônia "

A Prefeitura;* por meio das secretarias municipais de Turismo e Planejamento;* estão revitalizando o distrito de Varpa. O projeto de revitalização tem o objetivo de preservar;* valorizar e resgatar a cultura leta que deu origem ao distrito.

Dentro do projeto estão diversas obras como serviço de paisagismo;* instalação de placas ornamentais;* urbanização de toda área central do distrito e a instalação da réplica do Monumento da Liberdade existente na Letônia. O será instalado sobre o obelisco construído na praça central de Varpa;* em homenagem aos imigrantes letos.

Segundo Márcia Félix;* secretária municipal de Turismo;* a réplica da estátua já está no distrito de Varpa e será instalada na próxima semana. “A réplica do Monumento da Liberdade já está no distrito de Varpa e estamos trabalhando para que ele seja instalado na semana que vem para fazer parte do Tupã Junina;* que será realizado no dia 24 de junho em Varpa”;* disse.

Márcia também informou que a instalação do obelisco faz parte do projeto de revitalização do distrito;* que além de todas as melhorias também terá um espaço do artesão.

“Procuramos resgatar e valorizar a cultura letã com essa revitalização e dentro do nosso projeto está também à criação do espaço do artesão;* assim eles poderão expor e comercializar seus produtos. A revitalização poderá melhorar a qualidade de vida dos moradores;* além de atrair ainda mais turistas para nossa região”;* afirmou.

Significado monumento

O Monumento da Liberdade fica localizado em Riga;* maior cidade da Letônia. O objeto é um memorial em honra dos soldados mortos durante a Guerra da Independência da Letônia. O povo leto considera o monumento um importante símbolo da liberdade e da soberania do país.

Inaugurado em 1935;* o monumento em granito tem cerca de 42 metros de altura e serve como ponto central de encontros públicos e cerimônias oficiais. A estátua foi construída no início da década de 1930;* de acordo com o projeto ""Brilhe como uma estrela!"";* de autoria do escultor letão Kārlis Zāle.

O objeto manteve-se um símbolo da independência nacional para o público em geral e;* em 14 de junho de 1987;* cerca de cinco mil pessoas reuniram-se para honrar a memória das vítimas do regime soviético e colocar flores. Este comício deu início ao movimento da independência nacional;* e três anos depois a independência da Letônia foi restabelecida.

"

Prefeitura da Estância Turística


Tupã